Carroceiros são orientados sobre regularização do serviço e descarte correto de resíduos
sáb, 10 de junho de 2017 05:03Da Redação
Na manhã desta sexta-feira, 9, o secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, se reuniu com os cidadãos que prestam serviços por meio do uso do transporte de tração animal em Araguari. Na ocasião, foram colocados em pauta assuntos relacionados ao descarte irregular de resíduos em áreas do município, bem como, a legalização do serviço e as condições de trabalho da categoria.
A reunião também contou com o secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior e representantes da Aproama (Associação de Proteção dos Animais e do Meio Ambiente de Araguari). “Sem dúvida foi um encontro bastante produtivo. Tivemos a participação de oito carroceiros interessados em ouvir nossas propostas e falar sobre suas necessidades. Assim, neste primeiro encontro, buscamos conscientiza-los sobre a importância da regulamentação do serviço, pois, temos a intenção de auxiliá-los e evitar que tenham seus instrumentos de trabalho apreendidos em futuras fiscalizações devido à irregularidades,” disse Cândido Arruda.
Na ocasião, eles também foram orientados sobre os locais específicos para a realização do descarte de materiais, uma vez que em Araguari foram instaladas seis Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) nos bairros e uma Usina de Reciclagem. “Estas unidades foram construídas em pontos estratégicos do município, visando criar espaços adequados para o descarte correto de materiais e entulho. A medida também busca facilitar o trabalho realizado pelos carroceiros, entretanto, acredito que tem faltado a conscientização destes trabalhadores que agora poderão conhecer as unidades e como funciona a coleta, destinação de resíduos e reciclagem em nossa cidade,” ressaltou.
Diante disso, uma nova reunião será promovida na secretaria na próxima segunda-feira, 12, quando é esperada a presença do prefeito Marcos Coelho (PMDB) e também de representantes das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs). Sobre a atuação dos carroceiros no município, o secretário ressaltou ainda que esta mobilização também tem a intenção de promover o cadastramento e qualificação dos carroceiros, por meio de cursos profissionalizantes que serão realizados no município. Vale comentar que atualmente, existem aproximadamente 200 carroceiros.
Durante a reunião, a Aproama também apresentou um projeto para que estagiários do curso de Medicina Veterinária do IMEPAC (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) fiquem à disposição nas URPVs, para que seja feito o acompanhamento da saúde dos animais e apoio aos carroceiros, conforme suas necessidades.
“O momento foi oportuno para a exposição de vários outros problemas, como a questão dos maus tratos de animais e a condução de carroças por menores de idade. Também apresentamos esta proposta para que seja disponibilizado atendimento básico como a coleta de sangue para exames, vacinação e outros. A população também pode ajudar complementando o projeto com outras propostas,” finalizou o biólogo Marcus Vinicius Leite.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...