Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Angélica do Prado Antonio Ferreira

sáb, 24 de dezembro de 2016 05:40

Abertura-cantinho

Natural de Guará/SP. Nascida aos 6 de outubro. Pais: Nehif Antonio e dona Therezinha do Prado Antonio. Casada com o Dr. Antonio Ferreira tem três filhos: Antonio Filho, Publicitário; Patrícia Psicóloga, com  doutorado em Psiquiatria e Silvia Advogada.

A Angélica morou em sua terra natal até os dez anos de idade; em 1964, foi estudar no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Internato) em Franca/SP, mas terminou seus estudos básicos em Ribeirão Preto devido ao encerramento do internato de Franca.

Angélica do Prado Antonio Ferreira

Angélica do Prado Antonio Ferreira

Fez o cursinho e prestou vestibular na cidade de Uberaba onde foi aprovada para o curso de Odontologia da Faculdade Integrada de Uberaba, entretanto como vem de uma família de juristas começou a estudar Direito à noite e hoje é formada em Odontologia e é Bacharel em Direito.

Seu coração pendeu para a Odontologia, seu amor pelas crianças a levou a Pediatria Odontológica. Em 1976, casou-se com meu irmão e amigo Antonio Ferreira e se mudaram para Araguari.

Continuou seus estudos e fez Aperfeiçoamento na área de Prevenção Odontológica para todas as idades em curso patrocinado pela Associação Brasileira de Odontologia, ministrado por professores das principais Universidades Brasileiras daquela época.

Em seguida em Bauru/SP, fez também um curso de Odontologia Preventiva para o Serviço Público na década de noventa.

Complementou seus estudos fazendo especialização em Odontopediatria, na Universidade Federal de Uberlândia e continuou seus estudos fazendo um curso de Especialização também para a Saúde Pública, em 2012, formou-se em Aperfeiçoamento  pela ENSP FIOCRUZ em “Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”.

Sua preocupação com a especialização demonstra seu envolvimento e preocupação em se atualizar e cumprir com responsabilidade o juramento da formatura. Aposentou-se em  Odontologia em 2008.

É funcionária pública desde 1986, prestando serviços diversos na área de Saúde no setor Odontológico. Atualmente é Referência Técnica em Saúde Bucal no departamento de Odontologia da secretaria municipal de Saúde.

Algumas de suas colaborações à frente do serviço público de Araguari: em 1988 organizou a implantação do Programa Incremental nas Escolas Municipais (dentista nas escolas);  co-idealizadora do Programa “Prevenir Para Sorrir” (Educação e Prevenção  em Saúde Bucal); em 2015 co-organizadora da implantação do CEO ( Centro de Especialidades Odontológicas) de Araguari; atuou como facilitadora na implantação do Plano Diretor e coordenou e atuou como facilitadora do PRA-SB.

Faz parte da Casa da Amizade do Rotary Club de Araguari e da Fraternidade Cruzeiro do Sul da Loja Maçônica União Araguarina, onde foi Presidente por dois mandatos. Participou da “Oficina Oração em Vida”, o que considera um marco em sua vida, pois lhe deu a maturidade espiritual e profissional que vem orientando sua vida, onde tem oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu, auxiliando e orientando com o fito de atingir os objetivos de sua atual responsabilidade profissional junto ao Serviço Público com os companheiros e usuários do sistema.

Conheço a Angélica há muitos anos; é uma pessoa séria e compenetrada em suas responsabilidades além de muito competente; uma exemplar mãe de família que prestou inúmeros serviços à comunidade com seu denodo e participação sincera em tudo o que faz.

Além das diversas comendas e homenagens por seu trabalho finalmente em 20.12.2016, às 19h30 recebeu em ato solene a justa homenagem, por indicação do Vereador José Ricardo Resende de Oliveira, o título de Cidadã Honorária de Araguari para coroar sua vida de dedicação a Terra que adotou e que ama de paixão. 

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

O Zé é casado. É um sujeito muito trabalhador e prático, qualidades que lhe deram uma condição financeira invejável.

Contudo casou-se com uma mulher que não têm muitos dotes e atrativos físicos. (segundo as más línguas é muito rica) e isto sempre foi motivo de crítica pelos amigos. Ele não se dá por achado, é feliz com a vida que Deus lhe deu.

Um dia destes nos encontramos ali na praça Manoel Bonito e o Pedro amigo de infância resolveu tirar sarro no Zé:

“-Uai mano! Hoje você não está mal acompanhado! (sem a mulher). O Zé, sorridente, respondeu na maior cara de pau:

“-Você está é com inveja de não ter uma mulher como a minha, um verdadeiro  trator.”

“-Trator?”

“- Como é?”

O Pedro pirou. Simples disse o Zé:

“-Pode ser ruim pra passear, mas como é boa pra trabalhar.”

É questão de ponto de vista.

Quem não tem dinheiro…..

Mário F. S. Júnior

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: