Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Vanda Maria Monteiro Amaral

sáb, 15 de fevereiro de 2020 05:47

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascida em 22 de junho. Filha de Anita Rodrigues Alves Monteiro e Marcondes Monteiro Marques. Casada com Darli Jeová do Amaral. Filhos: Luciana Monteiro Amaral, juíza de Direito em Goiânia; Gustavo Monteiro Amaral, advogado tributarista em Araguari e Lucas Monteiro Amaral, cantor, residente em Goiânia. Tem 2 netos e 3 netas.

Estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, até concluir o curso Normal e na Escola Estadual Professor Antônio Marques, onde fez o curso clássico. Em seguida, fez o curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari.

Começou sua vida profissional na Escola Estadual Paes de Almeida, como professora primária. Depois de efetivada, foi para a Escola Estadual São Vicente de Paulo e também para a Escola Estadual Professor Antônio Marques como professora do curso ginasial.

Vanda Monteiro Amaral

Vanda Monteiro Amaral

Em 1972, casou-se e fixou residência em Goiânia. Lá, trabalhou como Assistente do Ensino Médio no Educandário B. Helou e também na Superintendência de Educação e Cultura. Afastou-se da vida profissional para cuidar de seus filhos por vários anos.

Voltou para Araguari e então aproveitou para fazer vários cursos como: Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Fez então, concurso para Orientação Educacional sendo aprovada. Voltou a trabalhar, passando por várias escolas, como EE. Vila Paraiso, EE. Isolina Soares França e EE. Paes de Almeida. Por coincidência sua primeira e também a última, pois se aposentou na Escola Estadual Paes de Almeida.

Trabalhou também por muitos anos nos jornais: “Diário de Araguari” e “Gazeta do Triângulo” com a página “Em Destaque”, como colunista social. Gosta muito de fotografar e por isso fotografou inúmeras festas como, casamentos, batizados, aniversários e outras. Hoje, vive com intensidade sua maior paixão, que são seus lindos netos.

Sou um admirador de carteirinha dos educadores; na maioria das vezes sacrificam seu convívio com a família para levar educação a seus semelhantes e ai de nós se não existissem.

Pela história de nossa amiga podemos ver um pouco de sua passagem vitoriosa pela lide escolar, como colunista e também em família. A Vanda não passou pela vida, não foi egoísta, foi idealista, dinâmica, competente e solidária. Na pessoa dela dou um beijo no coração de todos aqueles que trabalham na área do ensino.

Que Deus a abençoe e a sua linda família. Um super abraço.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Fui ao supermercado e encontrei com o Zé; ele continua bocudo como sempre, tem uma língua ferina.

Enquanto eu pegava uns produtos na prateleira ele me cutucou e mostrou três moças usando o celular. Pareciam estar juntas, mas cada uma com a cabeça noutro mundo. Como não podia ficar calado falou em voz alta.

“-Acaba não zap zap.”

Eu ri; duas moças nem deram bola. Mas uma parou, sorriu pro Zé falou:

“-Já pensou se não tivesse o zap zap? A gente por aí cheia de filhos.”

O Zé deu uma enorme risada e falou pra menina:

“-Olha! No meu tempo não tinha isso e além do mais o que a gente gostava mais era de fazer filho.”

A moça riu descontraída e retrucou:

“-Pois é, hoje nós fazemos os dois, porém filhos, com mais moderação.”

rindo até agora da cara dele.

Quem não tem dinheiro….

MÁRIO F.S. JUNIOR

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: