Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Sociedade Lar Maria Carlota

sáb, 21 de maio de 2016 08:33

Abertura-cantinho

A Sociedade Lar Maria Carlota foi fundada pelo fazendeiro Osmundo Rodrigues da Cunha e sua esposa dona Benedita Carvalho Rodrigues da Cunha no dia 15 de abril de 1968, com recursos próprios e auxílio de alguns familiares.

O objetivo do casal era concretizar o sonho da mãe do Osmundo, dona Carlota de Araujo Cunha que nutria imensa vontade de abrigar crianças do sexo feminino órfãs, abandonadas pelos pais ou quando os familiares não detinham condições de criá-las.

Sociedade Lar Maria Carlota

Sociedade Lar Maria Carlota

 

Sua inauguração aconteceu em 4 de janeiro de 1970. Os recursos financeiros para manutenção eram feitos pelo casal que sempre pode contar com vários colaboradores na administração da Sociedade auxiliando-os a manter crianças durante anos estudando e se formando em escolas públicas como normalistas e outros.

Com o falecimento do Sr. Osmundo sua esposa se afastou da Instituição por motivos de saúde. Em 1992, a instituição passa a ter o caráter de creche com crianças de dois anos  de idade permanecendo até a idade máxima de quatorze anos.

Neste período as crianças de sexo masculino e feminino recebiam alimentação, vestuário, aulas de reforço escolar, línguas estrangeiras, artesanato, oficina de computação com o objetivo de promoção humana. A Instituição se manteve todos esses anos com recursos da generosidade da sociedade araguarina — amigos e parceiros de sustentação –, assim como funcionários de empresas como CEMIG, ALGAR etc.

A partir de 2010, o Lar firmou convênio com a prefeitura de Araguari  recebendo recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Educação). Hoje o Lar recebe 120 crianças de sete meses a três anos e onze meses com um Programa Pedagógico: educação do sentimento e social.

Sua atual diretoria é presidida por Clirma Manfrim Rodrigues da Cunha, tendo como vice-presidente Maria Darci Lemos Teixeira; 1º secretário Vander Antonio da Silva; 2º secretário Gessy Carisio de Paula; 1º Tesoureiro Virgilio Candido de Deus; 2º Tesoureiro Pedro Rodrigues da Cunha; Conselheiras Eunice Alves, Wanda Lucia Monteiro e Solange Martins Silva Borges sendo conselheiros suplentes: Marilene Campos Pedro, Públio Cariso de Paula e Gervasia José de Deus.

Conheço todos os membros da diretoria; são verdadeiros apóstolos da caridade em nossa cidade. O Lar Maria Carlota como é conhecido está muito bem administrado. Esta Instituição viveu uma verdadeira epopeia para se firmar como instituição sólida, nossa amiga Gervásia e outros  passaram muitos apertos, mas valeu a pena.

Deus abençoe o Lar Maria Carlota, seus administradores,  suas crianças e funcionários. Seguem à risca os ensinamentos de Jesus: -“Amai-vos uns aos outros”.

Eu acredito no ser humano quando vejo pessoas desinteressadas, visando única e exclusivamente o próximo.  A Instituição recebe doações em geral, se você quiser colaborar o telefone para contato é 3241-3162, Está situada na rua Cel. Carneiro, 190, Bairro Paraíso.

Lembrem-se caros leitores: a virtude está no meio, são instituições como essa que fazem um futuro melhor para as crianças do  Brasil.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Havia aqui em Araguari, um pintor de carros muito popular e jeitoso chamado Zé. Com ele não havia problema, era a solução em pessoa.

Certo dia apareceu um cidadão com uma carroça ‘meio baleada’ e perguntou:

“-O senhor pode pintar minha carroça, quanto?”

O Zé deu uma olhada, analisou o trabalho e chutou o preço.

O cara achou barato e completou:

“-Será que o senhor pode pintar agora?”

Com a crise o Zé disse:

“-Na hora.”

O sujeito desceu da carroça, o Zé chamou o  seu ajudante e disse cheio de entusiasmo:

“-Coronel empapela o cavalo.”

Dizem que o cara vazou.

Quem não tem dinheiro……

MARIO F. S. JUNIOR.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: