Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Jair Batista Soares

sáb, 12 de novembro de 2016 05:04

Abertura-cantinho

Natural de Monte Carmelo, nascido aos 30 de junho. Pais: João Batista Soares e Benedita Maria Soares. É casado com Nadir Ribeiro de Souza Soares, professora. Passou a infância e juventude em Araguari, veio para cá ainda muito criança. Fez o primário na Escola Estadual Padre Damião; Ginásio e Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Machado de Assis em Araguari. Formou-se  em Geografia pela FAFI, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari.

 Jair Batista Soares

Jair Batista Soares

Seu primeiro emprego foi na Indústria Química Imperador Ltda., que fabricava o Sabão Bichão, quem se lembra? Posteriormente foi trabalhar na empresa A Instaladora, do Mauro Maximiniano onde aprendeu os rudimentos da profissão de eletricista, até se tornar um excelente profissional.

Nesta fase de sua vida foi convidado para trabalhar como eletricista na Cia. Prada de Eletricidade aqui em Araguari; permaneceu trabalhando para ela até que a Centrais Elétricas de Minas Gerais encampou a Prada em 17 de outubro de 1973.

A partir daí sua vida profissional mudou, fez diversos cursos de aprimoramento na carreira como Eletricista de Instalação  na cidade de Sete Lagoas onde há uma Escola da Cemig e passou a ser o  Imediato do Departamento  de Instalação, Ligação e Desligação; por fim foi elevado  a condição de Encarregado daquele Departamento.

Fez diversos cursos visando o aprimoramento em sua área de atuação. Aposentou-se em junho de 1990. Era sempre requisitado para proferir palestras sobre segurança no trabalho tanto em Araguari quanto em outras cidades.

Fui seu contemporâneo. Ele foi um empregado exemplar, amigo, solidário, competente e estava sempre pronto quando a empresa precisava dele.

Na sua pessoa faço minha homenagem àqueles heróis, que escreveram uma epopeia na história de Araguari. Mantinham o sistema funcionando de madrugada, debaixo de chuva, sob as mais diferentes condições meteorológicas. A cidade deve muito a eles, e como deve.

Deixo meu pleito de saudade àqueles que partiram e meu abraço aos que ainda estão encarnados. Só mesmo quem trabalhou com aqueles super homens sabe de que têmpera um homem com H é feito.

CASOS E HISTORIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Lá pros anos setenta aconteceu algo surpreendente. De madrugada, ali pelas 3 horas, houve um defeito em  uma Linha de Transmissão de 33 mil volts, que  passava pelo centro da  avenida Minas Gerais.

Toda a cidade de Araguari ficou às escuras. Imediatamente a equipe de manutenção da Cemig  foi acionada. Contudo, algo estranho aconteceu. Quando chegaram ao local do acidente, um dos eletricistas que estava no poste emendando os cabos partidos comentou com o colega:

“-Que bela Lua cheia.”

O que aconteceu ele não esperava,  o outro eletricista comentou:

“-Isto não é a Lua, a verdadeira é aquela  crescente.”

Eles ficaram intimidados  olhando para aquela esfera leitosa brilhante  a poucos metros de suas cabeças  aceleraram o serviço e literalmente fugiram de lá morrendo de medo do que ocorria.”

No outro dia esse foi o assunto em pauta.

E há quem acredite que a Terra é o único planeta habitado no universo. O incrível é que o objeto só desapareceu quando o dia raiou.

Ainda há várias testemunhas vivas. Quem não tem dinheiro…

MARIO F. S. JUNIOR

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: