Terça-feira, 03 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Irmã Theresa Lima de Couto

sex, 30 de março de 2018 05:06

Abertura-cantinho

Natural de Petrópolis – RJ. Nascida aos 22 de junho. Filha de  Antonio Joaquim do Couto e Olivia Lima do Couto. Passou a infância e juventude em Petrópolis, saiu de lá aos 19 anos com o destino ao Convento. Fez do primário ao colegial no Colégio Santa Isabel (Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo).

Com uma vocação nata para a vida religiosa em 20.01.1959, ingressou na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Fez o noviciado e após cinco anos, os primeiros votos de consagração da vida a Deus e para servir aos pobres. Nesse ínterim trabalhava no Morro do Capão no Rio de Janeiro como professora e assistente social. Depois foi transferida para a Tijuca no Rio de Janeiro e mais tarde passou por dezessete localidades como Freira da Sociedade São Vicente de Paulo.

Irmã Theresa Lima de Couto

Irmã Theresa Lima de Couto

Veio para Araguari em 13.02.1989 onde comemorou  bodas de ouro de convento. Serviu e trabalhou na Sociedade São Vicente de Paulo por quatro anos. É Terapeuta de Florais.

Com o término da missão das irmãs no Asilo da SSVP, foi transferida para o Lar das Crianças onde está até hoje, procedendo a Pastoral da Escuta e Terapia de Flores e prestando atendimento no bairro Novo Horizonte com oficinas para  crianças, dando oportunidades de lazer e ocupação, estimulando a parte artística com teatro bíblico. Atende crianças de sete a quatorze anos de todos os seguimentos religiosos.

Ali são oferecidos: oficinas em pinturas em tecidos, peças de gesso, manicure e outros, com direito a um lanche farto e nutritivo. Agora para a tristeza das crianças e de suas inúmeras amigas, está se mudando para Belo Horizonte para continuar sua missão.

Pessoas como a Irmã Theresa aumentam nossa esperança na humanidade, por isso tem centenas de amigos que a amam de coração. Inclusive esta matéria foi um pedido como forma de homenagem e uma lembrança da Irmã querida.

Eu acredito que a amizade verdadeira juntamente com a fé em Deus  nos dá forças para continuar nossa missão neste planeta de provas e expiações. Pena que nossa Irmã se vá.  Mas,  como diz o poeta: -“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.

Um abraço e que Deus te dê em dobro tudo que fez por nós querida Irmã Theresa. Nunca vou esquecer-me do abraço que recebi.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

O Zé conheceu dona Maria há muito tempo. Ela era filha de uma família católica portuguesa tradicional e sua sogra e família muito devota, costumavam rezar antes das refeições.

Como ele foi convidado para jantar, vestiu sua melhor roupa, ensaiou o que iria dizer e se mandou.

Na hora do jantar assim que saiu a sopa, ele caiu de colher, mas parou de supetão com a olhada de desaprovação da sogra que lhe perguntou:

“-Em sua casa vocês não rezam antes das refeições?

O Zé sem jeito respondeu sem pensar:

“-Não minha mãe é ótima cozinheira.”

A esposa do Zé rasgou a boca de tanto rir, os cunhados e o sogro, fizeram cara de tacho.

Ora pois… pois. Quem não tem dinheiro….

Mário F. S. Junior

 

1 Comentário

  1. Shirley disse:

    Boa tarde!!! Preciso de um ctt de irmã Theresa…o sr pode me ajudar?

Deixe seu comentário: