Terça-feira, 03 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Igreja Presbiteriana de Araguari

sáb, 1 de julho de 2017 05:05

Abertura-cantinho

Em 15 de abril de 1873, chegava ao Brasil o missionário John Boyle, passou por Maceió, Campinas, Mogi Mirim, onde morou por oito anos, nesta época recebeu uma carta de Bagagem (Estrela do Sul) onde era questionado por dois jovens sobre as Escrituras Sagradas.

Ele viajou até o local e não encontrou mais os remetentes, foi encontrá-los na cidade de Brejo Alegre, (Araguari) em 13 de julho de 1884. Eram os senhores: Tertuliano Goulart e Cherubino dos Santos acompanhados por suas digníssimas esposas e suas mães.

.

.

 

Neste dia em um ato de fé a semente foi plantada para a fundação da Igreja Presbiteriana de Araguari. A reunião de implantação se deu às 8 horas de 5 de agosto de 1893, na casa de Américo Goulart nomeada pelo Presbitério de Minas composta pelos Pastores Álvaro Emidio Gonçalves dos Reis, Reverendo Caetano Nogueira Junior e pelo Presbítero Lourenço Moreira de Almeida.

No dia 6 de agosto do mesmo ano em culto solene foram nomeados os primeiros oficiais da igreja: o Presbítero Américo Goulart e o Diácono José Coelho da Cunha.

Após três anos o Reverendo Álvaro Reis, em março de 1896, passou a responsabilidade da igreja para o reverendo Charles Morton, residente em Araguari desde 1893.

Em 1897, foram publicados os primeiros estatutos da igreja transformando-a em pessoa jurídica a partir daí com a presença de um pastor.

Por quase 50 anos a Igreja Presbiteriana se transformou num centro de evangelização. De Araguari partiam missionários disseminando o evangelho para Goiás e também cidades da região e próximas.

Seu primeiro templo foi erguido em 1908 no (Largo dos Protestantes) sob a direção do Pastor Palmiro Ruggeri. Em 1910 a igreja contava com 196 membros.

Posteriormente o Templo foi reformado e apresenta o porte majestoso que engalana a praça Manoel Bonito.

A igreja participa ativamente da vida da comunidade, inclusive no setor de beneficência através da BEA e outros. Atividades da igreja: segundas-feiras: Curso de Teologia; quartas: Estudo Bíblico: quintas: Culto da melhor idade nos lares; sextas: Encontro com adolescente e aos sábados: Encontro com jovens,  todos às 19h30. Aos domingos, a Escola Bíblica Dominical é às 9 horas e o Culto de Celebração às 19h30.

Oficiais atualmente: Pr. Edivaldo Junior, Pr. Cássio Marques, Pr. Francisco Maia, Pb. Aparício Mendes Vieira, Pb. Isaias Gomes Pb. Dalton Daud Pb. José Roberto de Araújo Pb. João Gabriel Pb. Norival Santos Diac. Elias Chaves Diac. Edison Gomes Diac. Bruno Henrique Diac. Carlos Santos Diac. João Batista Diac. Wilson Lima Diac. Vicente de Paula Diac. Valter Santos Diac. Michel de Melo Diac. Wilson Stopa Aux. Adenilson Antônio.

Quem quiser saber mais sobre a Igreja Presbiteriana de Araguari procure no site: secretaria@ipcaraguari.org.br, (34)3241-1914, http://www.ipcaraguari.org.br/ A história da Igreja Presbiteriana é um exemplo de seriedade e dedicação. Centenas de grandes homens foram formados em seus quadros. A comunidade lhe deve muito. Um abraço a todos.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Para quem não sabe antigamente Araguari só possuía o Clube Recreativo Araguarino, que era seletivo somente frequentado pela alta sociedade daquela época.

Assim, a “classe média” não tinha muitas opções. Então em 1952, foi fundado o Clube Cairo que ficava na rua Rui Barbosa expandindo o setor de entretenimento de Araguari: bailes, carnavais, shows etc. Seu diretor era o senhor João Rugiadini, (quem se lembra?)

Lembro-me da apresentação do cantor Cauby Peixoto no auge de sua carreira, bailes de Carnaval memoráveis e diversos outros entretenimentos. Foram contemporâneos do Cairo, o Palácio do Algodão e Palácio do Alumínio com vida curta. Comparando com aquela época, hoje estamos no purgatório.

Quem não tem dinheiro…

Mário F. S. Junior

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: