Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Honor Machado

sáb, 24 de junho de 2017 05:56

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascido aos 23 de outubro. Pais: Arlindo de Souza Machado e de dona Firmina Xavier de Oliveira. É viúvo da senhora Elza Ganzarolli Machado.

Passou a infância e juventude em Araguari. Serviu o Exército em Caçapava – SP, ocupando o cargo de Sargento, durante três anos. Ao dar baixa em 1948, foi para Uberlândia, se arriscou no comércio de materiais para construção, mas, não foi bem sucedido.

Honor Machado

Honor Machado

Em 1950 voltou para Araguari.  Ele possuía algumas noções de clínica e prótese dentária que adquiriu com seu cunhado, Sebastião Ferreira Cascão, e como sentia uma queda pela profissão começou a exercê-la, então apareceu uma oportunidade, comprou um gabinete dentário e para completar foi presenteado pelo Sebastião com  uma coleção de livros sobre Clínica Dentária. Queimou as pestanas de tanto estudá-los.

Inicialmente começou a trabalhar no estado Goiás como dentista prático,  permanecendo três anos naquele Estado. Por fim concluiu que seu futuro estava aqui e voltou para  Araguari. Trabalhou trinta e quatro anos na profissão, se aposentando em 1978.

É espírita desde criança quando os senhores Pedro Moreira e Joaquim Floriano “trouxeram” a doutrina para Araguari. É o mais antigo Obreiro Maçom em atividade em Araguari, foi iniciado na Loja Maçônica União Araguarina em 1953. Foi Presidente por dois anos da Loja Maçônica União Araguarina, seis anos da Loja Maçônica Fenix 56, “inclusive fundador”, possui o grau 33, o mais alto grau maçônico.

Uma curiosidade: foi jurado por cinquenta anos, enquanto não pediu para ser poupado permaneceu sendo requisitado. Cargos ocupados: presidente do Patrimônio Histórico de Araguari por três anos. Foi eleito vereador no tempo em que os vereadores não eram remunerados; secretário da Santa Casa por dois anos; secretário da Icasa, do Educandário Espírita, do Abrigo dos Velhos Cristo Rei; presidente e secretário do Centro Espírita Caridade; secretário da Loja Maçônica União Araguarina; secretário da AAMPI (Associação de Amparo à Maternidade dirigida pela dona Hilda Borges) por 25 anos; trabalhou na ACIA.

Recebeu diversas medalhas, comendas menções honrosas pelo seu serviço prestado a comunidade, Lojas, Instituições e outros. E ainda é membro da Academia de Letras de Araguari a cerca de 40 anos.

Meu super, por que não dizer hiper amigo e irmão. Ele está com noventa anos de idade bem vividos e não lhe falta disposição.

Este é um resumo muito singelo da vida desse missionário que nasceu entre nós, que dá aulas de Honestidade, simplicidade e humildade.

Um super abraço e meu agradecimento a Deus por ser contemporâneo, amigo e irmão do *Honor. (Honra)

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Das poucas coisas que os araguarinos sabem é que a atual praça Manoel Bonito anteriormente se chamava Largo dos Protestantes devido à Igreja Presbiteriana que  se achava localizada em sua parte superior.

No centro do largo havia poste ou pedaço de tronco com argola onde um açougueiro, cujo comércio era perto dali, amarrava e abatia vacas para vender.

Posteriormente foi construída a praça e, pelo então prefeito Marciano Santos, denominada Francisco Sales.

O senhor Marciano Santos era o que se denominava “cometa” era viajante de tropas que fazia o comércio da região com São Paulo.

Contam que foi ele quem trouxe os primeiros sabonetes para Araguari. Também trazia sedas, botinas, roupas e outros. Na praça original foi usado mármore de Carrara na construção do Coreto e outra obras e a praça foi feita no modelo das construções europeias da época.

Posteriormente não se sabe o motivo foi desmanchada e construída a que está lá até hoje.

O nome Manoel Bonito foi dado pelo então prefeito José Jeová Santos porque havia uma rua com o nome de Marciano Santos.

 

Mário F. S. Júnior

 

1 Comentário

  1. Romildo Alves da Silva disse:

    Nasci na zona rural, no município de Araguari, local denominado Cocal.
    Em 1950, fui para a cidade de Araguari, onde estudei, fiz o curso primário, ginásio no Colégio Estadual, época em que Antônio Marques era o diretor. Em seguida fui para a Escolas Tecnica de Comércio “Machado de Assis”, onde me formei como tecnico de contabilidade.
    Hoje sou aposentado e resido em Uberlândia, para onde me transferi em 1998.
    Mas tenho Araguari, encrustada no coração. cidade que jamais me esquecerei. Lá fazia minhas caminhadas todos os dias das 5:30 às 7:00 durante mais de 20 anos. Lembro-me ainda dos tempos em que Araguari tinha: a farmácia Cardoso do Sr. Delermando Cardoso; A casa Aníbal; Casa Porto ;a Casa Patrícia: Banco Hipotecário; Agência Dodge: e muitas outras que guardo em memória.

Deixe seu comentário: