Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Frei Roberto Luiz dos Santos

sáb, 1 de agosto de 2015 08:18

Abertura-cantinho

Natural de Presidente Prudente- SP, nascido aos 10 de maio. Pais: Luiz Joaquim dos Santos e dona Sebastiana Beraldo dos Santos. Passou a infância e juventude em Pirapozinho-SP (Peixe pequeno em tupi-guarani).

Frei Roberto Luiz dos Santos

Frei Roberto Luiz dos Santos

Fez o curso primário na Escola Estadual de primeiro Grau Celestino Martins Padovani. O ginásio na Escola Estadual de primeiro e segundo grau Professora Lucia Silva de Assumpção.

Era ainda muito jovem quando lhe bateu a vocação  religiosa, com 17 anos foi para o Aspirantado da Ordem Franciscana na Cidade de Luzerna-SC, onde ficou por um ano. Em seguida foi designado para o Postulantado na cidade de Guaratinguetá-SP, onde estudou por mais um ano.

Posteriormente, foi para o Noviciado que fica na cidade de Rodeio-SC, onde foi estudar Filosofia por dois anos, contudo bateu-lhe uma dúvida vocacional, achou por bem dar um tempo e voltou para sua família.

Trabalhou em um escritório de Contabilidade  e formou-se na Faculdade de Ciências e Biologia Unoeste em Presidente Prudente. Trabalhou como estagiário por um ano na SABESP. Em 2005, consciente de seu desejo vocacional, retornou a Ordem Franciscana e reiniciou sua caminhada.

Em 2007, terminou o curso de Filosofia morando em Franca-SP. Posteriormente cursou a Faculdade de Teologia em Marília-SP. Em 2009, fez a Profissão Solene, quando assumiu definitivamente a vida religiosa Franciscana pelos votos de obediência, castidade, sem nada de próprio.

Em 2011, foi ordenado Sacerdote e transferido para o Marrocos como Missionário por dois anos. Em 2014, foi transferido para Araguari, assumindo a Paróquia de Fátima e dando continuidade ao trabalho dos sacerdotes anteriores.

Está implantando uma Comunidade denominada Frei Galvão que abrange os conjuntos habitacionais Bela Suíça e Portal de Fátima. Frei Roberto é uma pessoa de bem com a vida, feliz em seguir sua vocação, ou seja, a pessoa certa no lugar certo.

Muito humilde e sincero com a simplicidade própria dos Padres Franciscanos, estou muito feliz em ganhar esse novo amigo. Por este  resumo percebemos que vida de sacerdote é difícil;  até se ordenar é uma longa caminhada precisando contar com muita fé e força de vontade. Que Deus o abençoe, ilumine seu caminho e lhe dê toda a força necessária para cumprir sua missão. Um beijo no coração.

 

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI  

O Zé me contou que comprou um carro modelo 2010 e estava todo pimpão com o novo brinquedo, porém como nada é perfeito o antigo proprietário não era lá muito zeloso com a limpeza interna do carro e o danado estava numa inhaca desagradável.

A notícia do mau cheiro do carro logo foi motivo de chacota entre os amigos. Então o Zé mandou lavar o carro, até perfumou. Pensou:

-“Agora estou livre da amolação.” Aí deu carona pra dona Maria dona de uma língua ferina  que, sentindo o ambiente do carro, comentou:

“-Uai ..Zé! Você mandou lavar o carro, aposto que achou um monte de ratos e baratas aqui dentro!”

O Zé ‘de saco cheio’ replicou:

“- Não, não achei, as cobras tinham comido tudo!”   A dona Maria fez aquela cara de espanto e falou baixinho:

“-Cobras?” O Zé deu aquele sorriso de vitória e completou:

-“Quando eu falo das cobras a senhora não me acredita o que dirá se eu falar dos escorpiões, aranhas  e taturanas!” Aí no resto do percurso foi um silêncio total com o Zé curtindo a cara apalermada da carona.

Quem não tem dinheiro…

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: