Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Cleleia Maria Porto e Silva

sáb, 16 de abril de 2016 08:40

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascida aos 24 de setembro. Pais: José Abrahão Porto e Maria Aparecida da Cunha Porto. Teve três filhos do coração oriundos de seu casamento. José Emídio Engenheiro de Telecomunicações; Joselma, Professora e Eustáquio Advogado. Fez o primário no Colégio Santa Terezinha, o ginásio no Colégio Sagrado Coração de Jesus e o Magistério no Colégio Imaculada Conceição de Montes Claros.

Cleleia Maria Porto e Silva

Cleleia Maria Porto e Silva

Aos dezesseis anos  ordenou-se Freira, na Congregação Sagrado Coração de Maria. Serviu por quatorze anos a vocação precoce, mas ao final descobriu que desejava mesmo era ser professora e dona de casa.

Ao voltar para Araguari, formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Araguari, com habilitação em Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação e Administração Escolar.

É pós-graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Batatais – SP. Especializou-se em Didática Pré-Escolar pelo Instituto de Educação do Colégio de Jacobina-RJ.

Exerceu o Magistério nos seguintes colégios: Sagrado Coração de Jesus; Estadual Professor Antonio Marques e Faculdade de Ciências e Letras em Araguari; Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, Colégio Imaculada Conceição em Montes Claros; Jardim da Infância Pássaro Azul em Uberlândia; Colégio Madre Carmem Salles e Instituto de Educação Integral  – INEI, em Brasília; Administração Regional Complexo Escolar em Planaltina-DF.

Trabalhou ainda como supervisora pedagógica da secretaria de Educação pela prefeitura de Araguari na gestão do prefeito Neiton de Paiva Neves ocasião em que montou com sua equipe as oito primeiras  creches  de Araguari.

Hoje aposentada, entusiasmada pela leitura de livros de várias áreas literárias, escreve a publica trabalhos de própria autoria, como: Um só Coração, poesias – 2005; Histórias de Animais (infanto-juvenil) – 2008; Poesias para Crianças – Edição em Braille – 2009, que, aliás, foi distribuído graciosamente entre as instituições que cuidam de deficientes visuais.

Foi também produtora do Jornal “O Colibri”, suplemento infantil do Jornal Gazeta do Triangulo em 2008. É membro da Academia de Letras e Artes de Araguari ocupando a cadeira nº 22.

É diretora de Relações Públicas da mesma Academia e está publicando seu mais recente livro denominado “Eros”. Recentemente recebeu o prêmio Realce 2010, destaque   cultural.

Nossa nova amiga é uma vitoriosa. Eu entendo que nessa vida estamos atrás da felicidade e das realizações, tanto espirituais como materiais; a Cleléia pela sua alegria e segurança em suas decisões, nos passa a imagem de uma pessoa que cumpriu sua missão, embora ainda tenha muito a fazer pela humanidade.

É uma missionária. Ela é simpática, inteligente, humilde e decidida. Precisamos de mais Cleléias. Um super abraço a minha nova amiga.

 

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS

O Zé é um araguarino muito macho. Recentemente foi encontrado no armeiro limando a mira de seu revolver. Questionado,  deu a hilária e dolorida resposta:

“Foi o seguinte: eu tenho porte de arma e em minha última viagem a cidade de São Paulo, à noite, fui abordado por um assaltante. Não tive dúvidas, saquei o três oitão e coloquei na cara do meliante.

Contudo o cara conseguiu tomar minha arma,  introduziu naquele lugar e rodou, fui parar no hospital. Por isso estou limando a mira e recomendo. Só quem passou por isso sabe…

Quem não tem dinheiro….

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: