Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst)

sáb, 18 de fevereiro de 2017 05:49

Abertura-cantinho

O Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst) é, atualmente, o único estabelecimento de ensino da Força Terrestre que tem, como missão precípua, a formação e o aperfeiçoamento técnico-profissional dos quadros oriundos da Engenharia de Construção do Exército Brasileiro.

Assim, desde a sua criação, que se deu por meio da Portaria nº 108-Cmt Ex, de 1º de março de 2005, o CIECnst é responsável pela capacitação de integrantes das organizações militares de Engenharia, sobretudo daquelas ligadas ao Sistema de Obras de Cooperação, no tocante às técnicas peculiares das atividades da Engenharia de Construção. Além de atender às demandas internas, o CIECnst tem recebido, também, militares das outras Forças, de Nações Amigas e de outros órgãos públicos ao longo de seus pouco mais de dez anos de existência.

Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst)

Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst)

 

O CIECnst está sediado em Araguari, Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e funciona, desde sua criação, dentro das instalações do 2º Batalhão Ferroviário, ao qual está subordinado administrativa e operacionalmente.

Além disso, o CIECnst encontra-se subordinado, também, ao departamento de Engenharia de Construção, que é o órgão gestor do Curso de Equipamento de Engenharia para oficiais e sargentos; ao Comando Militar do Planalto, que é o gestor dos estágios gerais; à diretoria de Obras de Cooperação, que atua como órgão de coordenação dos estágios setoriais; e, finalmente, à diretoria de Educação Técnica Militar, de quem recebe orientação técnico-pedagógica.

Atualmente o CIECnst oferece uma ampla gama de Cursos e Estágios voltados, sobretudo, para a formação e especialização de militares. Além dos cursos de Equipamento de Engenharia para oficiais e sargentos, realizados alternadamente (para oficiais em anos ímpares e para sargentos em anos pares), são oferecidos estágios gerais: o Estágio Técnico de Atividades de Construção (ETAC) e o Estágio de Gerenciamento de Atividades de Construção (EGAC); bem como estágios setoriais. Estágio de Gerenciamento de Frotas; Gerenciamento de Obras; Topografia Operacional; Ensaios Tecnológicos; Operador de Máquinas de Construção; Técnico em Edificações; Usinagem e Pavimentação Asfáltica; Chefe de Campo; Técnico em Infraestrutura Ferroviária; Escolar de Atividade de Construção; Manutenção e Operação de Motor de Popa; Geradores; Combate a Incêndio; Perfuração de Poços;  Avaliador de Imóveis da União; Patrimônio Imobiliário e de Meio Ambiente.

O CIECnst colabora, ainda, com o preparo dos contingentes da Companhia de Engenharia de Força de Paz do Haiti (BRAENCOY) e com a capacitação esporádica de outros militares, visando atender a demandas internas da Força.

O Centro de Instrução de Engenharia de Construção tem contribuído, de forma obstinada e inquebrantável, com o preparo dos quadros da Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, tendo formado, ao longo desse tempo, mais de 2.244 militares do Exército Brasileiro; 23 militares de Nações Amigas; quatro Fuzileiros Navais e oito servidores civis pertencentes às organizações militares do Sistema de Obras de Cooperação.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o CIECnst é hoje, graças ao comprometimento e dedicação de todos aqueles que fizeram ou fazem parte de sua história, um centro de excelência no que diz respeito à formação e ao preparo dos recursos humanos que atuam nas diversas frentes de trabalho da Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, nos mais longínquos rincões de nosso país gigante.

Por fim, está em estudo e análise, a evolução do CIECnst/2º B Fv para Escola de Engenharia do Exército na cidade de Araguari, cujas competências não atenderiam somente as demandas da Arma de Engenharia, mas também as do Exército, considerando-se a racionalização dos meios atuais, com flexibilidade e modernidade e contribuindo para o aumento da capacidade operativa da Força Terrestre.

Para quem não sabe, para que haja a transformação do CIECnst/2º B Fv em Escola de Engenharia do Exército, demanda vários fatores protocolares, dentre eles a provisão de recursos financeiros e um espaço para construção da Escola em Araguari. Concretizada  a sua construção e implantação, a Escola de Engenharia do Exército será um novo quartel na cidade e trará centenas de militares de todas as armas, quadros e serviços, oficiais estrangeiros e é gente que não acaba mais.

Além de tudo isso dará uma esplêndida conotação a cidade. Estamos dando a notícia em primeira mão. Atualmente o Centro de Instrução é dirigido pelo nosso grande amigo Major Ricardo Peterson Córdoba Roberto que é o Instrutor Chefe. Acredito que esse presente dará muito progresso para o município. Contudo, para efetivação do processo é necessária a doação de local para implantação do projeto. Esperamos que nossos políticos sejam rápidos no gatilho e se unam para o bem do município. Tem muita gente de olho.

 

CASOS E HISTÓRIAS  PITORESCAS DE ARAGUARI

Dias desses o Zé esteve em Araguari e nós demos uma volta com ele pela cidade. Ele mostrava muita simpatia por tudo, no entanto, quando passamos pelo aeroporto municipal, fez a seguinte pergunta:

“-Vocês tem linha aérea regular aqui?“

Eu respondi que não.

“-Aqui descem aeronaves regularmente?”

Eu sorri e disse só alguns gatos pingados e experimentais. Então ele tornou a questionar:

“-Então porque vocês o mantém aqui cortando a cidade ao meio, separando bairros e dificultando a locomoção das pessoas?” Sacudi a cabeça e disse:

– “Sei não, vontade política talvez”.

Aí, pensei comigo, quando dizem que não temos recursos para dar jeito nas coisas erradas acho graça, o João Evangelista construiu a sede da SAE com recursos próprios da entidade e ela está lá até hoje, o Fausto construiu o ginásio municipal em seu governo, e os prefeitos atuais não dão conta de reformá-lo. Tem um mistério  no ar. Tirar o aeroporto do centro da cidade não deve ser muito difícil. É só fazer o famoso TBC, tirar a bunda da cadeira e correr atrás das soluções. Não é pra isso que são eleitos? Imagine uma avenida no lugar daquela pista, o conforto dos cidadãos…

Quem não tem dinheiro….

Mário F. S. Junior

1 Comentário

  1. Anonimo disse:

    Bastante inteligente esse Ze!!!
    Fala p ele q tbm faço essa pergunta toda hora….

Deixe seu comentário: