Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Bar Apolo

sáb, 4 de novembro de 2017 05:51

Abertura-cantinho

O Bar Apolo, estabelecimento comercial de grande tradição no centro de nossa cidade, foi fundado em 5 de janeiro de 1971 por José Alvim Salomão, natural de Estrela do Sul, e Vilma de Fátima Clemente Salomão, araguarina.

O casal contraiu núpcias em setembro de 1960, tendo cinco filhos: David,Sara,Daniel,Danilo e Dimas. O nome Apolo surgiu em homenagem à nave espacial Apollo, estadunidense, no contexto da Guerra Fria.

Bar Apolo

Bar Apolo

O objetivo principal do casal Vilma e José era oferecer salgados de boa qualidade e preço acessível. Durante muito tempo, vários tipos de salgados foram produzidos por Dona Vilma, incluindo coxinhas, empadas, esfirras e outros. José procurava conciliar seu ofício de carpinteiro com o Bar, ajudado pelo cunhado João Di Tano, enquanto Vilma cuidava da feitura dos salgados.

Gradativamente, as coxinhas suplantaram os outros salgados na preferência dos consumidores, e com o aumento das vendas, inclusive para outros estabelecimentos e consumidores de outras cidades, Vilma passou a produzir somente coxinhas, fundando a indústria Coxinhas Apolo.

Sua nora, Deleire, passou a produzir os demais salgados que abastecem o Bar. Praticamente, todos os filhos do casal se envolveram, em maior ou menor grau, com o cotidiano laboral do estabelecimento.

Com o falecimento de José Alvim, em 2000, aos 80 anos, Danilo Alvim Salomão assumiu o comando do Bar, posteriormente contando com o apoio do irmão mais novo, Dimas Alvim Salomão. Ambos ajudavam em tenra idade os pais proprietários.

Na fábrica, Dona Vilma conta com o apoio da filha, Sara. É assim que, atravessando décadas e superando dificuldades, que o Bar Apolo continua ali, no mesmo endereço, na rua Dr. Afrânio, 52, no coração da cidade, há quase 47 anos.

Procurando manter sua tradição e história com coxinhas conhecidas e reconhecidas em toda a região e procurando manter sempre o que Vilma e José idealizaram: qualidade, singeleza e preço acessível.

Sou freguês há muitos anos das coxinhas do Bar Apolo, acho incrível a fidelidade dos fregueses; sempre nos encontramos com bons amigos por lá. É sinal que a qualidade dos salgados transcende sem muito esforço os outros produtos do mercado. Inclusive tem gente de outras cidades que tem parada obrigatória naquele estabelecimento, virou uma verdadeira lenda a coxinha do Bar Apolo em Araguari.

Recentemente fui visitar  uns amigos em uma cidade vizinha e tive que levar algumas coxinhas fritas na hora como encomenda.

Um super abraço aos meus amigos Dimas, Danilo e toda equipe que não deixam a peteca cair. Recomendo a todos os araguarinos, se existir alguém que não conheça, vá lá e não se arrependerá.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Eu e o Zé conversávamos na porta de minha casa quando uma moça praticamente entrou na frente de um automóvel e o fez parar.

Chegou na janela do motorista e soltou uma enxurrada de palavras de baixo calão. O motorista imediatamente revidou no mesmo tom.

Um consumidor contumaz do etílico, parou e ficou olhando a cena que sem dúvida era briga de casal. Ele se aproximou de nós visivelmente irritado e disse:

“-Se ele sair do carro e bater nela eu acabo com ele.”

O Zé sorriu e lhe disse:

“Faz isso não. Se você o agredir ele pode estar armado e lhe dar um tiro na cara. Depois alega legítima defesa e o pior, ela testemunha a favor. Resultado: você vai pro cemitério e eles fazem as pazes.”

Ele fez um muxoxo, deu de ombros e foi embora.

Ficou a lição.

Quem não tem dinheiro….

MÁRIO f. S. JÚNIOR

mariofsj@yahoo.com.br

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: