Cantinho do Mário – Academia de Letras e Artes de Araguari (A.L.A.A)
sáb, 4 de junho de 2016 05:21Situada à rua José do Patrocínio, 291, Centro, foi fundada em agosto de 1968 por Abdala Mameri, que a presidiu durante 30 anos, até seu falecimento em novembro de 1988.
A ALAA visa o incentivo as Letras e Artes em qualquer modalidade através de palestras, conferências, manifestações culturais e artísticas como: exposição de livros, jornais, fotografias, pinturas, saraus e o que mais representar manifestação cultural e artística.
Entre as atividades desenvolvidas pela ALAA salientamos o “Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri”, que se tornou conhecido em todo o território nacional e fora dele. A premiação é realizada em sessão solene, com a presença dos vencedores.
Sucederam Abdala Mameri, o presidente fundador, os acadêmicos Achiles Barbosa, Gessy Carísio de Paula, Regina Maria Duarte Mota e a atual com a seguinte composição de acadêmicos: Therezinha Rodrigues dos Reis (presidente), Edmar César Alves (vice-presidente), Risaco Akegawa da Costa (1ª secretária), Elzine Borges Beregeno (2ª secretária), Eurípedes Napoleão Gonçalves (1º tesoureiro), Neide Dantas de Souza (2ª tesoureira). Cleléia Maria Porto e Silva (diretora de Relações Públicas). Conselho Deliberativo: Gessy Carísio de Paula, Honor Machado, Idelízia da Cunha Cardoso, Jeanete Consuelo Scalia Passos, Jehovah Bittencourt. Conselho Fiscal: Janice Lelis Gondim Borges, Joelson Silvano de Moura, João Batista da Silva, Gervásia José de Deus e Mauro Sérgio dos Santos.
A diretoria da ALAA se alegra em afirmar: ‘graças ao apoio dos acadêmicos procuramos não desmerecer o exemplo do fundador Abdala Mameri e de todos que nos precederam. ’
Somente em uma instituição como a ALAA se juntaria uma constelação de expoentes do mundo cultural vinda de todos os seguimentos da arte, literatura, música e outros.
A Academia é de grande importância em qualquer comunidade, todos os grandes vultos da cultura nacional pertenceram ou pertencem a uma delas.
Os araguarinos deveriam conhece melhor a ALAA que oferece uma série de eventos culturais a população conforme citamos acima. Conheço a maioria das pessoas que integram nossa Academia, tiro meu chapéu para todos eles.
Um super abraço aos participantes da diretoria e outros membros que trabalham apenas por amor as letras e as artes e são pessoas felizes.
CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI
Conta o Zé que, aqui em Araguari no tempo dos Coroneis, havia um cidadão que era piolho de comícios e só falava besteiras. O povo delirava quando ele fazia seus pronunciamentos inflamados.
Certa feita em uma inauguração de certa praça homenageando um cidadão que participou ativamente da vida araguarina ele saiu com essa: “… e estamos nesta festa de gala homenageando um goiano que virou cidadão araguarino, foi a roseira de Catalão que veio dar o botão em Araguari.”
Dizem que o povão não ria na hora por respeito aos coroneis, mas quando se afastavam rolavam no chão.
Esta é apenas uma das histórias, existem outras.
Quem não tem dinheiro…
MÁRIO F. S. JUNIOR
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
ALAA
Abdala Mameri, Idealista e dedicado,Lembro suas lutas em manter as atividades da Acadimia de
de letras e Artes de Araguari-Muito educado estava sempre convidando os músicos para se apresentarem em suas reuniões.Deixou bons exemplos e saudades.Nossa homenagem aos que continuam levando a frente suas atividades artísticas e literárias.
Boa Tarde,
Preciso da orientação de voces, sobre como e onde apresentar meu trabalho sobre TERTULIANO GOULART. Sou bisneta dele e finalizei levantamento de nossa árvore
genealógica, o que culminou em um livro sobre ele.
No aguardo de breve contato,
Atenciosamente
Angela Goulart