Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – A Mineira

sáb, 7 de janeiro de 2017 05:52

Abertura-cantinho

Fundada em julho de 1946 por Álvaro Américo Damião,  ‘A Mineira’ surge no cenário comercial araguarino, na rua Dr. Afrânio, sob a razão social A. Américo Damião.

“Seu Américo”, como era conhecido por todos na cidade, nasceu em Conquista – Minas Gerais e mudou-se para Araguari em 1941. Américo trazia consigo um espírito progressista com visão futurista e escolheu Araguari para transformar o seu sonho em realidade, abrir uma loja especializada em tecidos, confecções, cama, mesa e banho.

Com muita competência e sabedoria esteve a frente da empresa até setembro de 1973 quando a transformou em cotas limitadas e tornou-se sócio de seus ex-funcionários, Cairo Damião, Marizete Scagliarini, Sebastião Lafaiete do Nascimento e Waldezir Miranda de Carvalho. Daí por diante, a gestão manteve-se na mesma linha administrativa de outrora, porém agora pelas mãos de Waldezir e Marizete, que passam a responder pela nova razão social A Mineira Ltda.

A Mineira

A Mineira

 

Assim, desde a década de 70, a loja segue sua trajetória de desenvolvimento pleno, acompanhando e participando do crescimento de Araguari e Região.

A maior prova dessa participação marcante no mercado araguarino é que em toda premiação de grande importância da cidade A Mineira é sempre citada, escolhida e lembrada por empresas, entidades de classe e por seus clientes, até os dias de hoje.

Ao completar 52 anos de existência, em julho de 1998, para melhor atender seus clientes, transferiu-se para a avenida Tiradentes, onde permaneceu até o final de 2012. Seguindo a linha evolutiva e mantendo o processo de melhoria contínua sempre com os focos voltados ao cliente, em janeiro de 2013 muda-se para novo endereço e passa a funcionar na rua Marciano Santos.

Agora, adequando a nova ordem de mercado e as solicitações dos clientes volta a se aproximar do perímetro central, onde pulsa o comércio da cidade. Em 2017, A Mineira começa o ano em processo de mudança para um lugar de fácil acesso e aconchegante para todos, localizado na rua Afonso Pena, 423, próximo a Drogasil, em frente ao Foto Geraldo.

Muito mais que uma loja tradicional, durante seus de 70 anos de história,  A Mineira formou e forma grandes vendedores, além de ter iniciado a caminhada de grandes empresários e profissionais de diversas áreas, tais como: Antônio Ferreira de Oliveira, Durval Marques Barbosa, Adalcindo Vieira de Paiva, Euler Roberto Coutinho, Djalma Pinto Alves, Sebastião Carneiro, Sebastião Lafaiete do Nascimento, Sebastião Luciano, Janeo Pereira, Geraldo Natal de Oliveira Filho, Cairo Damião, Dalva Maria Tavares, Sueli de Fátima Rodrigues, Décio José de Carvalho, Alziro Nelson de Carvalho, Joaquim Adélio de Oliveira, José de Oliveira, entre muitos outros que fizeram e fazem história não só na cidade, mas por todo o Brasil.

Hoje A Mineira é a loja araguarina mais antiga em atividade no mercado local, estando atrás apenas das lojas Pernambucanas que foi fundada em 1908 em Recife e poucos anos depois chegou a Araguari.

Continuamos aqui com nosso intuito de mostrar um pouco da cidade, das pessoas e instituições que fizeram e fazem a história de Araguari.

Sou cliente de A Mineira há muitos anos, conheço o Waldezir e a seriedade de seu trabalho. Além de ser um amigão é um comerciante de visão, progressista e honesto, um super abraço a ele e a Marizete  que sem dúvida estão deixando sua marca na história mostrando que trabalho não mata ninguém.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

O Zé mudou-se de Araguari faz algum tempo, contudo não esquece a sua terra natal, vira e mexe me telefona, manda e-mail, recado no face pra saber das novidades.

Ele é muito certinho com suas coisas e espera que os outros façam o mesmo. Quando alguém ou alguma coisa o desgosta ele fica ‘absurdado’. Muito triste ele me disse que, quando Araguari  aparece em noticiários é sempre um escândalo ou coisa ruim.

Eu como araguarinos, bairrista sempre defendo o Rerigueri dizendo que aquela fase passou etc.  Porém dias desses, na posse dos vereadores onde parece que houve um ‘quiprocó’ que saiu em redes sociais, jornais etc., ele me mandou um e-mail curto e grosso com uma foto da confusão.

– “Uai Mário!!!!!!!!!!!!!!!!” Eu sem graça lhe respondi.

– “ÉÉÉ”.

Quem não tem dinheiro…..

MÁRIO F. S. JUNIOR

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: