Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Candidatos se preparam em função do segundo dia de provas do Enem 2018

sex, 9 de novembro de 2018 05:04

Da Redação

O primeiro dia de provas passou e o Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio) surpreendeu novamente quando soltou o tema da redação: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Nas mídias sociais, um professor de português e literatura fez o seguinte comentário: “Tema Enem 2018: tem informação demais para isso, envolve fake news, censura, publicidade, superficialidade de conteúdos, envolve a vida atual! Tema difícil!”.

Tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” **Divulgação

Tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” **Divulgação

 

Sobre a prova, realizada no último domingo, dia 4, a jovem Talita Vital ressalta que se surpreendeu com as temáticas trabalhadas. “Haviam questões falando de democracia, direitos humanos e gênero. A redação pegou todos de surpresa; foi um assunto muito inédito que gerou vários pontos de vista, mas foi legal ver um tema atual e que gera tanto debate”.

Com o intuito de cursar tecnólogo em Marketing, Geane Amaral se inscreveu no exame. Ela comenta que teve facilidade na primeira prova. “Achei muito boa, talvez por ser da área de humanas; acredito que 80% da prova foram referentes à interpretação de texto, então se você interpretasse bem todos os textos conseguiria se sair bem”.  Em relação ao tema da redação, a jovem considerou contemporânea; “além de ser atual, tinha várias possibilidades de discussões, dava a liberdade de levar por diferentes abordagens”.

A estudante Marília de Sá afirma que teve muitas dificuldades com as questões e, principalmente, com a abordagem da redação. “Eu tangenciei o tema, falei sobre fake news e sobre ditadura, mas acredito que minha intervenção não foi muito boa. Faltava meia hora para acabar a prova, eu ainda estava no começo da redação e precisava responder algumas questões”.

Para o segundo dia de provas, as jovens estão confiantes. “A minha expectativa para a segunda prova é boa também, não tanto quanto a primeira, porque exatas não é o meu forte, mas estou com expectativa boa”, ressalta Geane Amaral. Da mesma maneira, Talita Vital afirma, “estou tranquila e vou tentar dar o meu melhor, mesmo não sendo boa em exatas”. E Marília de Sá está otimista, “pois tenho mais habilidades em matemática e ciências da natureza”.

A segunda etapa de provas acontece neste domingo, dia 11. Os candidatos terão até cinco horas para resolver as 90 perguntas, 30 minutos a mais do que o tempo disponível no ano passado.

As normas prevalecem as mesmas; não estar portando aparelhos eletrônicos, fones de ouvido, óculos escuros, bonés, relógio, impressos, entre outros. Um dos principais fatores que leva à eliminação dos participantes é justamente o porte de materiais proibidos, incluindo lápis, borrachas e canetas de material não transparente. É necessário ter em mãos documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É aconselhável estar com o cartão de confirmação da inscrição.

Para controlar a ansiedade, as dicas também permanecem as mesmas; procure evitar estudos pesados no sábado, faça exercícios de relaxamento e atividades de lazer, descanse, faça refeições leves e, principalmente, procure dormir mais cedo.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: