Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câncer de mama, pulmão e ginecológico lideram os casos da doença em Araguari

qui, 13 de fevereiro de 2014 00:41

Secretaria de Saúde acompanha o tratamento de mais de 200 pacientes

Secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, que está à frente das campanhas e ações de combate ao câncer. Foto: Arquivo

Secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, que está à frente das campanhas e ações de combate ao câncer. Foto: Arquivo

MEL SOARES – Conforme levantamento de outubro do ano passado, a secretaria municipal de Saúde acompanha o tratamento de 213 pessoas com câncer da cidade de Araguari. Vários serviços são disponibilizados pela secretaria, como assistência social e transporte, que será aperfeiçoado, com a chegada de um microônibus no mês de março.

De acordo com informações da titular da pasta, Lucélia Rodrigues, os tratamentos são realizados de acordo com o quadro de saúde de cada paciente, os quais são diagnosticados pelo SUS com a doença e, encaminhados pela secretaria aos hospitais de câncer. “O atendimento é feito em diversas cidades, como Uberlândia, Uberaba e Barretos”, informou.

No dias 4 e 5 deste mês, foi comemorado o dia Mundial de Luta Contra o Câncer e o Dia Nacional da Mamografia, respectivamente. Em entrevista, Lucélia Rodrigues ressaltou a importância destas datas, que objetivam conscientizar os brasileiros a realizarem exames de prevenção.

Segundo afirmou, a maioria das pessoas em Araguari tem câncer de mama, pulmão e ginecológico. “Doenças que podem ser evitadas, por meio de exames de prevenção disponíveis gratuitamente”, ressaltou.

A secretária aproveitou para informar que o município possui clínica credenciada que realiza os exames de mamografia. “O Ministério da Saúde preconiza que mulheres a partir de 49 anos realizem gratuitamente o procedimento de mamografia de rotina. No entanto, quando a paciente mesmo antes desta idade, apresentar histórico familiar da doença, também tem o direito de realizar o exame sem nenhum custo”, explicou.

Lucélia Rodrigues também falou sobre os exames de Papanicolau disponíveis na rede de saúde municipal, que podem evitar câncer ginecológico, bem como, o trabalho de campanha contra o tabagismo que será realizado brevemente, e objetiva incentivar a população a não fumar, conscientizando sobre os males, como o câncer de pulmão, causados pela droga.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: