Campanha Novembro Azul enfatiza diagnóstico precoce do câncer de próstata
qua, 13 de novembro de 2013 00:03Cerca de 60 mil novos casos da doença
foram registrados no país em 2012
DA REDAÇÃO – Um toque, um drible. Esse é o tema que leva a campanha Novembro Azul, que nos próximos dias deve chegar a Araguari. Depois do sucesso do movimento Outubro Rosa, a nova proposta pretende destacar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 60 mil novos casos da doença foram registrados no ano anterior. Além disso, trata-se da segunda enfermidade mais comum entre os homens, abaixo apenas do câncer de pele.
Em Araguari, as ações serão conduzidas por uma prática conjunta entre a secretaria de Saúde e a Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”. Para a diretora administrativa do local, Vanessa Barbosa Andrade, o diagnóstico rápido é primordial para a cura da doença.
“No próximo dia 23 de novembro, realizaremos diversas ações gratuitas na Policlínica das 8 às 16 horas, com medição de pressão, dosagem de glicemia, avaliação nutricional e autorização para o exame de PSA (exame de sangue). É uma forma de enaltecer a importância da descoberta precoce, que é fundamental para o sucesso no tratamento do paciente”, disse.
Conforme apurou a reportagem, no mesmo dia o médico urologista Eduardo Henrique Marques Braga ministrará uma palestra acerca do assunto no auditório da Policlínica. Na unidade, ainda serão oferecidos testes rápidos de HIV e Hepatite até as 13 horas.
Com base na Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis se diagnosticados precocemente. As pessoas com antecedentes familiares, obesos ou negros constituem o grupo com maior risco de desenvolver a doença.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
