Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Campanha Nacional de Combate ao AVC

sex, 24 de outubro de 2014 00:01

Abertura Pergunte ao Doutor
CAMPANHA NACIONAL DO COMBATE AO AVC
2014 – 27 DE OUTUBRO A 2 DE NOVEMBRO
DIA MUNDIAL DO AVC, 29 DE OUTUBRO

1 – O que é AVC?
AVC é um evento neurológico repentino e, dependendo do tamanho, localização e contexto clínico, pode trazer prejuízo definitivo na vida do paciente. AVC é dividido em isquêmico, que é o mais comum, correspondendo a cerca de 80% dos casos, em que ocorre uma interrupção do sangue dentro de uma artéria que nutre uma parte do cérebro; e o hemorrágico, em que ocorre ruptura de um vaso dentro ou ao redor do cérebro, causando estrago e disfunção de determinada região.

2-Quais são as peculiaridades do AVC?
O AVC é a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo.   A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil   mortes por ano. O AVC acontece em um momento em que as pessoas não têm tempo para preparar-se para   o que vem pela frente – muitas vezes uma viagem longa e solitária através da reabilitação.

Imaginem…

*Acordar de manhã e estar paralisado permanentemente em um lado de seu corpo.

*Não ser perfeitamente capaz de entender palavras, e incapaz de falar ou escrever.

*Ter que reaprender a realizar as atividades mais simples da vida diária – comer, vestir e tomar  banho.

*A sua vida e as vidas de seus familiares e amigos sendo modificada para sempre.

3-Qual é a epidemiologia do AVC?
Estes são apenas alguns dos efeitos de um AVC que mudam a vida das pessoas. Este ano,  estima-se que 17 milhões de AVCs irão afetar as pessoas em todo o mundo, causando mudanças  imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles.
A Campanha Mundial de AVC trabalha para aumentar a conscientização da população, aumentar a prevenção do AVC e melhorar o tratamento e a reabilitação para tornar a vida melhor para os   sobreviventes desta doença.

4-O que é e a campanha “AVC … eu me importo”?
Em 2010, no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro, a Organização Mundial de AVC (World   Stroke Organization – WSO) lançou a campanha “1 em 6”. O tema foi escolhido porque,  estatisticamente, 1 a cada 6 pessoas no mundo terá um AVC durante a sua vida. Desde então as  campanhas focam na educação sobre fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento  do AVC. Em 2012, foi adicionado à campanha um novo slogan: “AVC: eu me importo” enfatizando a importância do cuidado pós AVC, da familia, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes.

5-Por que a cor azul e a cordinha simbolizam a campanha?
Foi lançado o Símbolo Solidário do AVC , um símbolo que unirá a comunidade global na luta contra o AVC. O símbolo é uma cordinha azul índigo (escolhida como a cor do AVC), que será utilizada amarrada no pulso como uma pulseira. A corda azul simboliza a ligação entre todas as pessoas sensibilizadas pelo AVC.

Também em 2012 foi lançado pela Organização Mundial de AVC o Símbolo Solidário do  AVC (StrokeSolidaritySymbol. A corda azul simboliza a ligação entre todas as pessoas sensibilizadas pelo  AVC, o fluxo de sangue e a função saudável do cérebro e do corpo.

O símbolo do AVC será distribuído para o grupo de trabalho da campanha e poderá ser  adquirido por outras pessoas pelo valor de R$ 8,00 através da internet a partir de setembro. Esta  renda em todo o mundo tem sido usada nas campanhas de conscientização da população e no  suporte às associações de pacientes.

6-Qual o foco da campanha em 2014?
Em 2014 foi acrescentado um importante foco na campanha: “Eu sou mulher: o AVC me  afeta” (I amWoman: strokeaffects me). A Campanha “I amWoman” reforça o fato de que, enquanto  o AVC não discrimina entre os sexos, as mulheres estão em maior risco de morrer por AVC, recebem  menos cuidado e, em muitos casos, são o principal cuidador do marido, pai, filho ou filha afetados.

7-Por que as mulheres e o AVC?
Aqui estão alguns fatos rápidos:

-As mulheres tem uma mortalidade por AVC maior do que os homens. Seis em cada 10 mortes por  AVC ocorrem em mulheres, em grande parte devido ao AVC que ocorre na idade mais avançada  em mulheres. Mulheres com mais de 85 anos têm as maiores taxas de AVC.

-Alguns dos principais fatores de risco para o AVC tendem a ocorrer mais frequentemente em  mulheres:
-Hipertensão
-Fibrilação Atrial
-Diabetes
-Enxaqueca com aura visual
-Depressão
-Obesidade

-Além disso outros fatores de risco de AVC são específicos de mulheres, como a gravidez, pré- eclâmpsia, o uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal após a menopausa, alterações  hormonais e diabetes gestacional. Por isso, 1 em cada 5 mulheres está sob risco de AVC, ao  contrário de 1 em cada 6 homens.

-As mulheres tendem a ter piores resultados pós AVC do que homens. Elas tem um declínio  cognitivo mais grave, uma maior probabilidade de institucionalização, e um maior risco de  depressão pós-AVC.

8-Qual objetivo da campanha enfatizar as mulheres?
– Os cuidados do paciente pós AVC recai principalmente sobre as mulheres. Uma pesquisa mostra  que as mulheres cuidadoras de cônjuges que sofreram AVC tendem a relatar uma diminuição em  saúde mental depois de se tornar cuidadoras. Além disso, as mulheres com depressão têm um risco  maior de AVC.

– As mulheres são mais frequentemente institucionalizadas após o AVC e têm uma recuperação pior  do que os homens.

– Apesar das mulheres responderem bem ao tratamento do AVC, elas tendem a receber menos  tratamento que os homens (tratamento agudo e reabilitação)

O AVC é em grande parte evitável por meio da melhora do estilo de vida, mas para vencê-lo as mulheres precisam de informações específicas sobre o AVC, as práticas preventivas e de  cuidados agudos e de longo prazo.

Ainda na campanha de 2014 teremos o lançamento do Documento de Direitos dos  Pacientes com AVC, um documento elaborado pela World StrokeOrganization em parceria com as  Associações de Pacientes ao redor do Mundo, incluindo o Brasil. Em breve, este documento estará  disponível para a campanha.

Participem da campanha, mostrem que vocês também se importam…Juntos podemos evitar o AVC! Esse ano a Secretaria de Saúde participara da campanha, com a colaboração da Dra Marislene P. C. Nunes, alunos da Unipac e da secretaria de saúde Lucélia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: