Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Campanha disponibiliza vacinas para crianças e adolescentes através do Sistema Único de Saúde

ter, 20 de setembro de 2016 05:30

Da Redação

Dia “D” ocorre nesse sábado, em todas as unidades de saúde, das 8 às 17h

A campanha nacional de multivacinação do Ministério da Saúde teve início nessa segunda-feira, 19. O objetivo da ação é atualizar os cartões de vacina de crianças até os 5 anos e jovens e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos.

Objetivo da campanha é estimular os pais a levarem os filhos para a atualização do cartão de vacinas

Objetivo da campanha é estimular os pais a levarem os filhos para a atualização do cartão de vacinas

 

De acordo com informações do Ministério as Saúde, para a campanha, foram disponibilizadas 19,2 milhões de doses extras, dos 14 tipos de vacina oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, varicela, poliomielite (VIP e VOPb), hepatite A, hepatite B, entre outras. Dentre as vacinas citadas, estão disponíveis para a faixa etária entre 9 e 14 anos a Tríplice Viral, Dupla Adulto e a imunização contra hepatite B e HPV, sendo essa última específica para meninas entre nove e 13 anos.

A coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, comenta que a cobertura nacional de vacina em adolescentes é muito baixa. “Devido a esse fato, o Ministério da Saúde decidiu promover a campanha e chamar a atenção dos responsáveis por essas crianças e adolescentes”.

O Ministério da Saúde informou que um dos casos de baixa adesão refere-se à vacina contra o HPV, voltada à prevenção do câncer de colo de útero. Em março desse ano, apenas 69,5% das meninas de 9 a 11 anos haviam tomado a primeira dose e apenas 43,73% do público-alvo recebeu a segunda dose.

O objetivo da campanha de multivacinação é estimular os pais a levarem os filhos para a atualização do cartão de vacinas. “É necessário comparecer às unidades de saúde portando o cartão para que o profissional faça uma avaliação e verifique as doses que precisam ser aplicadas e quais estão atualizadas”.

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8 às 17h. A campanha será realizada até o dia 30 desse mês e o Dia “D” acontece nesse sábado, 24. “Gostaríamos de chamar todos os pais para que levem seus filhos para a atualização da caderneta de vacinas”.

A coordenadora ressalta que houve mudanças no calendário de vacinação em janeiro desse ano, para as imunizações contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. “Os pais devem ficar atentos às mudanças, que foram anunciadas em janeiro desse ano”. Confira as alterações:

HPV
Antes – Duas doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos, e a terceira dose 5 anos. Depois – Duas doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos

Poliomielite
Antes – Injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha). Depois – Muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável

Pneumonia
Antes – Três doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses. Depois – Duas doses (aos 2 e 4 meses) e um reforço aos 12 meses

Meningite
Antes – Duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses. Depois – Duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: