Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em todo o país

qua, 14 de maio de 2014 00:01
Conforme informações, em Araguari, a expectativa é de que até esta  sexta-feira, 16, a meta seja atingida. Foto: Divulgação

Conforme informações, em Araguari, a expectativa é de que até esta
sexta-feira, 16, a meta seja atingida. Foto: Divulgação

MEL SOARES – Em todo o país, a meta de 80% de cobertura não foi alcançada até o fim da Campanha, prevista para terminar na última sexta-feira, 9. Apesar de estender o prazo, a secretaria municipal de Saúde por meio da coordenadora do departamento de Epidemiologia Lúcia Hirono alerta sobre a importância de não deixar para vacinar no fim deste mês.

“As pessoas dos grupos prioritários que ainda não aderiram à vacinação devem procurar o mais rápido possível um posto de saúde para não receber a vacinação nos últimos dias. No período de frio as chances de contágio são maiores. Por isso, a nossa expectativa é de que as pessoas se conscientizem e até sexta-feira, 16, a porcentagem de 80% seja alcançada”, destacou.

Segundo informações, no dia 22 deste mês será o início de vacinação da segunda dose para as crianças (de 6 meses a menores de 5 anos) que neste ano estão recebendo a imunização pela primeira vez.

Além das crianças, estão sendo imunizados, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e presos e funcionários do sistema prisional. “Metade da população do presídio tomou a vacina nesta terça-feira. Hoje, terminamos de vaciná-los”, ressaltou.

Imunização

A imunização via injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno.

Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. De acordo com informações, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.
gripe x resfriado

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: