Campanha de vacinação apresenta baixo índice de adesão
ter, 16 de maio de 2017 05:55por Mel Soares
Meta é vacinar 90% dos grupos prioritários
A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril tendo como meta imunizar 90% das pessoas inseridas nos grupos prioritários, como idosos e gestantes. Até sexta-feira, a cobertura registrada em Araguari foi de 45%. Mais de mil gestantes são esperadas nos postos, porém apenas 400 compareceram.
Na tarde desta segunda-feira, 15, a reportagem esteve na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Maria Eugênia e acompanhou a aplicação da vacina na gestante Ana Clara Santos, grávida de 5 meses. Receio foi o principal motivo para a demora em procurar o serviço. “São muitas vacinas que a gente precisa tomar quando está grávida. Tenho muito medo de agulha e tentei evitar, mas a médica me falou do quanto é importante e por isso, estou me vacinando”, contou.

Mais de mil gestantes são esperadas nos postos, porém apenas 400 compareceram
No sábado, dia 13, foi promovido o Dia D nos postos de saúde. O balanço não foi divulgado pela secretaria de Saúde devido a problemas no sistema digital, mas segundo informou a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Lúcia Hirono, houve pouca adesão.
Na opinião da profissional, a mobilização no Dia D é desnecessária tendo em vista que o período da campanha é extenso e os gastos com funcionários como horas extras e alimentação é dispendioso para o município.
Questionada a respeito das recomendações para se imunizar, ela orienta que as pessoas gripadas esperem o desaparecimento dos sintomas. Conforme explicou, aguardar o fortalecimento do sistema imunológico e receber a vacina anualmente é a forma mais correta para obter o efeito desejado.
A campanha termina no dia 26 de maio, e a previsão é de que as atividades não sejam prorrogadas. As unidades de saúde são orientadas a promover os trabalhos de vacinação contra a gripe de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30, no entanto, nem todas cumprem a determinação. Conforme constatado pela reportagem parte delas realiza o atendimento das 9 às 11h e entre 13 e 15h.
O público-alvo da campanha é formado por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, e mães que deram à luz há no máximo 45 dias. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos e funcionários do sistema prisional, também tem direito a vacina.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
