Campanha de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação é realizada em Araguari
qua, 5 de agosto de 2020 10:54Da Redação
Estamos no auge do período de estiagem, que se estende, normalmente, de maio a novembro. Tempo seco, mato alto, vento e irresponsabilidade humana são os fatores que aumentam a incidência de incêndios em vegetação nesta época do ano.
As principais causas associadas são a queima preparatória para pastos e plantio, a queima de lixo, o descarte de tocos acesos de cigarros em beiras de estradas, além das descargas atmosféricas. Até mesmo garrafas descartadas incorretamente podem funcionar como uma lupa e dar início a incêndios a partir da incidência de raios solares.
Começar uma queimada é crime: quem desrespeita a legislação deve responder a processo, com possibilidade de prisão e multa pelo dano ambiental causado.
A população também pode adotar práticas relevantes para reduzir a ocorrência de incêndios, como evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos, bem como ensacar e descartar resíduos de capina, ao invés de fazer queima.
A Segunda Companhia de Bombeiros Militar de Araguari tem feito, nos últimos anos, uma Campanha de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação em nosso município, que inclui palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares, blitzen educativas, vistoria em lotes vagos, distribuição de folders, entre outras ações.
Em 2020, por conta da pandemia mundial da Covid-19, a programação teve que ser alterada. Coordenadas pelo segundo sargento Júlio César, em parceria com a Prefeitura de Araguari, as ações realizadas foram: divulgação do plano de ações em outdoors na cidade, com o apoio da secretaria de Gabinete; distribuição de panfletos alusivos à campanha a todos os alunos da rede municipal de ensino, que serão entregues juntamente com o material escolar, tendo o respaldo da secretaria de Educação.
Em parceria com o Jornal Gazeta do Triângulo, esses panfletos também serão entregues como encarte no jornal a ser distribuído para seus milhares de assinantes na cidade e região. “Temos um grande prazer em participar dessa campanha, pois sabemos dos perigos causados por estes incêndios. A Gazeta do Triângulo faz parte da história de Araguari e se encontra sempre à disposição das nossas autoridades”, destacou o diretor-presidente da empresa Araguari Comunicações, Dr. Darli Amaral.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, estão sendo feitas também vistorias em lotes vagos pelos militares da companhia, averiguando o estado de limpeza e conservação dos mesmos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...