Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Câmeras de videomonitoramento: projeto começa a ser colocado em prática em Araguari

ter, 10 de junho de 2014 00:38
Prefeito e demais autoridades locais participaram do evento de introdução das atividades de execução do projeto. Foto: Gazeta do Triângulo

Prefeito e demais autoridades locais participaram do evento de introdução das atividades de execução do projeto.
Foto: Gazeta do Triângulo

MEL SOARES – Assim como afirmado pelo secretário de Trânsito e Transporte (SETTRANS), Wanderley Barroso, as ações de prevenção e combate a criminalidade, bem como o monitoramento dos transtornos em relação a acidentes estão prestes a ser minimizados graças ao plano de governo que será consolidado em pouco tempo.

Para dar início a execução do projeto, representantes municipais se reuniram com a comunidade araguarina na tarde desta segunda-feira, 9, na praça Manoel Bonito para instalação das câmeras, um dos pontos escolhidos minuciosamente, por meio de estudo.

Conforme apurado pela reportagem, em poucos dias de trabalho quatro bases de poste foram instaladas no município. Os primeiros locais contemplados foram as avenidas São Paulo com a Melo Viana, e Bahia com a rua Natal Mujalli, bem como, as ruas João Peixoto e Rui Barbosa com a praça Manoel Bonito.

Em entrevista, William Gonçalves Ferreira, gerente de operação da empresa Petcom, responsável pela execução do projeto, explicou que há todo um processo, antecipando a montagem das câmeras.

“Antes das instalações, iremos fazer a implantação das dezesseis bases para depois colocar o poste e o equipamento de suporte das câmeras. A equipe composta por dez funcionários está trabalhando desde o fim de semana. Se necessário intensificaremos a mão de obra”, afirma.

De acordo com informações, o prazo de instalação de todas as câmeras é de aproximadamente 60 dias. “A nossa previsão é de que no fim de julho ou início de agosto todas estejam em funcionamento”, ressalta.

Para o comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Sandro Heleno Leite, o videomonitoramento é essencial na prevenção criminal. Na visão do novo comandante, os pontos escolhidos foram muito bem estudados, e, por isso, a previsão é de que a criminalidade diminua no município.

“Assim que sejam visualizadas as imagens de situações estranhas, a Polícia Militar será acionada imediatamente, através dos servidores que irão trabalhar no centro de videomonitoramento, instalado na própria sede do Batalhão da Polícia Militar”, relata.
Conforme entrevista do secretário Antidrogas, mesmo que a Polícia Militar não consiga prevenir o crime, com as câmeras ela conseguirá realizar a prisão em flagrante do infrator.

Ações no trânsito

A assessora de Mobilidade Urbana, Nádia Sudário enfatizou que o projeto  além de atuar principalmente na segurança pública, será de grande proveito para a secretaria de Trânsito e Transporte – SETTRANS – que irá utilizar deste mecanismo para monitorar alguns pontos críticos do ponto de vista do trânsito. “Utilizaremos das imagens para verificar o comportamento do condutor e do pedestre, com o intuito de melhorar o ir e vir das pessoas. Um dos anseios da atual administração é tornar atualizada a rede semafórica seja no ponto de vista técnico, e ainda, do ponto de vista do aspecto informacional que pode colaborar para integração destas câmeras com o monitoramento por radares. Além disso, na área técnica teremos um instrumento a mais para estudar o trânsito de Araguari”, finaliza Nádia Sudário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: