Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Câmara Municipal homenageia Jornal Gazeta do Triângulo

sex, 14 de dezembro de 2018 05:48

Da Redação

Academia de Letras e Artes de Araguari e Coocacer também receberam Diploma de Honra ao Mérito

Nessa quinta-feira, 13, a Câmara Municipal promoveu solenidade para entrega de Diplomas de Honra ao Mérito a empresas e entidades pelos relevantes serviços prestados à comunidade araguarina.

A iniciativa para viabilizar as homenagens foi do vereador Wesley Lucas Mendonça (PPS), que entregou as honrarias aos representantes do Jornal Gazeta do Triângulo, Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA) e Coocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado).

Jornal Gazeta do Triângulo é homenageado após completar 81 anos de história

Jornal Gazeta do Triângulo é homenageado após completar 81 anos de história

 

Conforme justificativas nos projetos apresentados, o Jornal Gazeta do Triângulo recebe a condecoração devido ao trabalho pautado na credibilidade da informação. “O Gazeta tem se mantido fiel aos seus leitores e até mesmo proporcionando informação em outras plataformas como em site e rede social. Sabemos da imparcialidade deste importante veículo de comunicação, que merece ser homenageado pelo Legislativo”, destaca o proponente.

Para o diretor do meio de comunicação, Darli Amaral, o reconhecimento do Legislativo neste ano em que o jornal completa 81 anos de história motiva ainda mais a continuação dos serviços prestados. “Essa homenagem é fruto de um trabalho de equipe pautado, sobretudo, na ética profissional. Me sinto lisonjeado de ter ao meu lado jornalistas competentes, que prezam pela apuração da informação”, ressaltou.

A homenagem feita a Coocacer teve como intuito reconhecer que a entidade está inserida em um dos mais importantes segmentos do desenvolvimento. “Não apenas da economia local, mas também nacional e até mesmo mundial, uma vez que o café de Araguari é reconhecido internacionalmente”, afirma o vereador.

O reconhecimento a ALAA é justificado na promoção de atividades que objetivam manter a cultura da cidade viva e transmitir as histórias por meio das gerações. Um dos eventos que foi destacado pelo edil é o “Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri”, que acontece todos os anos e se tornou conhecido em todo o território nacional.

O presidente da Academia de Letras, Edmar César, afirmou que a entidade se sente muito honrada. “Não restam dúvidas que isso só aumenta o nosso trabalho e a nossa responsabilidade para continuar e seguir o nosso objetivo, que é o incentivo a propagação da arte nestes 50 anos da academia. Trata-se de uma das maiores honrarias que a nossa entidade poderia receber culminando com a nossa festa do jubileu de ouro”.

Gazeta do Triângulo

A primeira edição do Gazeta do Triângulo foi publicada no dia 7 de maio de 1937 e, durante oito décadas, o veículo de comunicação vem acompanhando o processo evolutivo da cidade de Araguari. O jornal foi fundado por Bolivar Bittencourt e, durante seus anos de existência foi gerenciado também pela Empresa Mercantil, pelo Centro de Estudos Gerais e Oratória e pelo libanês Afif Rade.

A última transição do jornal ocorreu em setembro de 2004, quando Darli Amaral, atual dono, assumiu a direção do Gazeta do Triângulo. Durante oito décadas, o jornal sobreviveu a crises econômicas, revoluções, mudanças políticas e, nos últimos 14 anos, passou por diversas inovações, mas sempre mantendo sua linha editorial de compromisso com a informação, a verdade e a imparcialidade.

Com o advento da tecnologia houve a necessidade de disponibilizar mais fontes de acesso proporcionadas por meio do site Gazeta do Triângulo e através de rede social. Além de Araguari, o jornal circula em cidades como Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Monte Carmelo, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia. Edições também são encaminhadas a outros estados como São Paulo e também para o Distrito Federal.

Academia de Artes e Letras

A Academia de Artes e Letras de Araguari foi fundada no dia 6 de agosto de 1968 e, atualmente, possui 35 membros efetivos, entre escritores, artistas plásticos, músicos e teatrólogos. Em 2018, a academia completou 50 anos de prestação de serviços ao município, através da promoção de palestras, conferências e diversas manifestações culturais, que incluem a exposição de livros, jornais, fotografias, pinturas, saraus e outros.

Coocacer

A Coocacer foi fundada em dezembro de 1993, por um grupo de cafeicultores, tendo como líder o biomédico e cafeicultor, Antônio Reinaldo Caetano. Esse grupo se uniu e adquiriu um armazém geral com o intuito de possuir sua própria estrutura de armazenamento e preparo de café, com a finalidade de agregar valor comercializando sua produção em conjunto. Ao longo desses 25 anos, o investimento em tecnologia e qualidade foi um dos grandes diferenciais da cooperativa, que fez de Araguari um município de destaque, pela excelente qualidade do café produzido.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: