Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Câmara Municipal define descontos para IPTU 2021

ter, 29 de junho de 2021 10:36

Da Redação

Vereador Cláudio Coelho, autor da emenda que oferece o desconto no valor de 5%.

A pandemia da Covid-19 trouxe agravantes para o cenário social e econômico em todo o país, causando aumento nos índices de desemprego. Esses impactos chegaram a todos os cantos, inclusive em Araguari.

Muitas pessoas têm enfrentado dificuldades para manter suas contas em dia e honrar suas dívidas. Diante disso, o prefeito Renato Carvalho (Republicanos) havia enviado à Câmara Municipal um projeto legislativo que autorizava um desconto no valor do IPTU 2021 (Imposto Predial e Territorial Urbano) para pagamentos à vista.

O imposto começa a vencer em agosto deste ano, e vai até dezembro, para quem optar pelo parcelamento em cinco vezes. Quem decidir pela quitação à vista terá o benefício. Vale ressaltar que o desconto oferecido é sobre o valor do tributo, e não sobre juros e multas, o que torna a medida ainda mais atrativa.

Em sessão extraordinária realizada na manhã da última sexta-feira, 25, os vereadores definiram o desconto para pagamento em cota única do IPTU 2021. A proposta apresentada, em emenda de autoria do vereador Claudio Coelho (SD), teve adesão dos demais pares da casa em ação coletiva. Quem não optar pelo pagamento à vista, poderá parcelar o valor até dezembro deste ano. O executivo agora deve agilizar a impressão e emissão dos carnês para os contribuintes, e aqueles que quiserem efetuar a quitação podem procurar o setor de tributação do município e escolher sua opção para pagamento.

Vale ressaltar que o projeto original enviado para Câmara concedia desconto de 2%, que foi aumentado para 5% através da emenda aprovada.

“Ainda em março, eu havia sugerido ao executivo 5% de desconto para pagamento do IPTU 2021. O executivo encaminhou o projeto com apenas 2% de desconto. Com isso, meus demais companheiros que aderiram à minha proposta e eu a apresentamos em uma ação coletiva. Sabemos que o momento é difícil e poderíamos brigar por um desconto ainda maior, mas também entendemos a necessidade de arrecadação do município. Aproveito para agradecer aos meus companheiros de Câmara, vereadores e vereadoras pelo apoio” destacou o edil Claudio Coelho, autor da emenda aprovada na casa.

Ao final da sessão extraordinária, após a aprovação se concretizar, o presidente da Casa de Leis, vereador Léo Mulata (Republicanos), comentou a reunião. “Eu sempre digo que as discussões têm que beneficiar o povo, isso é o certo. E eu tenho presidido a Casa, até agora, na mais ampla democracia”, disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: