Câmara Municipal aprova estacionamento rotativo remumerado de veículos
qua, 5 de fevereiro de 2014 00:05DA REDAÇÃO – Ontem pela manhã, os vereadores aprovaram o projeto de Lei 316, referente à concessão para exploração do estacionamento rotativo de veículos renumerado no município, denominado “Zona Azul”. Recentemente a reportagem da Gazeta do Triângulo falou sobre o assunto diante dos reflexos do desenvolvimento da cidade e a quantidade cada vez maior de veículos em circulação, lembrando que o trânsito se torna mais lento e encontrar vagas para estacionar, principalmente no centro da cidade, é uma tarefa difícil. A oferta de vagas nas ruas é mais escassa e disputada. Além disso, os estacionamentos particulares ficam cheios e em alguns casos, o preço afasta os motoristas.
Desde 2009, o vereador Giulliano Rodrigues – Tibá (PTC) cobrava a implantação da Zona Azul no perímetro central da cidade. “Esse dia é especial, pois acabamos de aprovar a criação da Zona Azul que irá gerar uma rotação em nosso trânsito, pois em alguns casos, veículos são estacionados às sete horas e retirados às 18, gerando prejuízos aos comerciantes que perdem clientes pela simples falta de vagas para estacionar”, comentou o vereador, que lembrou a importância do prefeito Raul Belém (PP) que enviou o projeto para o Legislativo, e cada um dos vereadores que aprovaram a proposta.
Para criação da Zona Azul, o primeiro passo foi dado no ano passado quando houve a municipalização do trânsito. Agora com o projeto aprovado, a empresa que assumirá a administração renumerada do estacionamento rotativo deverá ser definida através de processo licitatório. O vereador Levi Siqueira (PMDB) cumprimentou o empenho do vereador Giulliano Rodrigues e ressaltou a importância da empresa responsável utilizar mão de obra através do primeiro emprego para beneficiar os jovens. Uma audiência pública para discutir os próximos passos deve acontecer em breve.
O estacionamento rotativo pago, denominado Zona Azul é uma realidade em muitos municípios, como em Uberlândia. Foi criado com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, racionalizando o uso do solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento. Para usufruir dele, o motorista deve adquirir o cartão Zona Azul por um determinado preço. Ele terá uma validade determinada, geralmente de 30 minutos. Além disso, é estabelecido o tempo máximo de permanência na vaga, de uma a duas horas conforme a cidade. O cartão é preenchido com um X em tinta esferográfica e deve estar à mostra no painel do veículo. Os horários permitidos variam de acordo com a necessidade do local.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...