Quarta-feira, 26 de Junho de 2024 Fazer o Login

Câmara Jovem contempla alunos da Escola Estadual José Carneiro

qui, 7 de maio de 2015 07:41

por Mel Soares

A prática do projeto Câmara Jovem, de autoria dos vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Paulo do Vale (PV) foi iniciada no segundo semestre do ano passado.

Autores do projeto vereadores Wesley Lucas de Mendonça  e Paulo do Vale  durante palestra na escola

Autores do projeto vereadores Wesley Lucas de Mendonça e Paulo do Vale durante palestra na escola

 

O projeto contemplou a maioria das escolas estaduais do município. Na manhã desta quarta-feira, 6, foi a vez da Escola Estadual José Carneiro, no bairro São Sebastião, receber o benefício, que consiste em fomentar os alunos a respeito da função política dos vereadores, destacando também o papel importante dos adolescentes na sociedade.

As informações sobre este assunto são repassadas pelos próprios vereadores, por meio de palestras e oficinas. “Além de apresentar os objetivos aos alunos, também está inserido na primeira etapa a realização de uma eleição, que elege um aluno de cada escola para o cargo simbólico de vereador e outro, para suplente”, explicou Wesley Lucas.

Conforme acrescentou, a palestra de ontem foi direcionada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como às turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. “Abordamos o papel do jovem na sociedade, o qual começa na primeira sociedade: a família, se estendendo à sala de aula e a comunidade de uma forma geral. Nestes momentos, aproveitamos para despertar neles a consciência de que são os protagonistas das transformações, tanto pessoal quanto de toda a comunidade”.

Turmas ficaram por dentro das principais funções do vereador na sociedade

Turmas ficaram por dentro das principais funções do vereador na sociedade

 

Após realizar a eleição em todas as escolas estaduais, os estudantes eleitos a vereadores serão encaminhados à Câmara Municipal para a posse simbólica. Depois disso, os alunos deverão debater propostas que serão posteriormente encaminhados à Câmara, para torná-las projetos de Lei, que dependendo de sua importância, serão incluídos nas pautas da Sessão da Câmara para serem votados.

“Vamos trazer os jovens para dentro da Câmara. Querendo ou não, a política faz parte das nossas vidas. E o nosso papel é incentivar estes adolescentes a participarem da política de maneira consciente,” concluiu Paulo do Vale.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: