Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câmara aprova novo piso para professores conforme reajuste nacional ocorrido em janeiro

qua, 20 de maio de 2015 06:00

por Samara Arruda

O piso salarial dos profissionais do ensino básico da rede pública municipal para os ativos, inativos e pensionistas para o exercício de 2015, é uma realidade em Araguari. O projeto de lei 008/15 de autoria do Executivo foi encaminhado para apreciação do Plenário na semana passada e aprovado pelos vereadores, durante sessão ordinária na Câmara Municipal realizada nesta terça-feira, dia 19.

Câmara aprova novo piso para professores conforme reajuste nacional ocorrido em janeiro

Câmara aprova novo piso para professores conforme reajuste nacional ocorrido em janeiro

 

Com a medida, o salário que antes era de R$ 1.700 passa a ser R$ 1.917,78 e será pago a partir do próximo mês. As diferenças de salário retroativas de janeiro a abril serão pagas de forma parcelada em até 12 meses, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Fazenda Pública Municipal. Os ocupantes do cargo de ‘recreadores’ do Sistema municipal de Ensino que possuem as qualificações estabelecidas por lei também recebem o piso.

O vereador Sebastião Vieira “Tiãozinho” (PRP) comemorou o resultado da votação. “Anualmente, o Governo Federal estipula um valor para o piso nacional e a prefeitura deveria ter feito o reajuste, entretanto, somente após vários pedidos junto ao prefeito Raul Belém (PP) conseguimos que ele enviasse o projeto para regulamentar a situação dos educadores de Araguari,” explicou o vereador.

Segundo ele, essa conquista faz parte da luta efetiva para a valorização do educador que atua nas escolas públicas do município em jornada de 40 horas semanais. O vereador ressaltou ainda, o apoio da secretária de Educação Márcia Sakai e da presidente do SINTESPA (Sindicato dos Trabalhadores e Empregados em Serviços Públicos Municipais de Araguari)  Ana Maria Braga que há muito milita em prol de melhorias para os servidores municipais.

“Precisamos reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Sindicato. Assim, estamos valorizando o educador para que tenha incentivo e possa educar nossos filhos. Estamos satisfeitos, pois, são pessoas qualificadas e que precisam receber de acordo com o trabalho que é feito diariamente em Araguari,” completou.

O piso nacional dos profissionais teve um aumento de 13,01% em janeiro deste ano. O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.  O valor havia sido estimado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base nos critérios que têm sido adotados pelo Ministério da Educação (MEC) e objetiva o cumprimento do Plano Nacional de Educação. Uma das metas previstas no plano estabelece prazo de seis anos para equiparação do salário dos professores ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: