Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Caixa Econômica está organizando cronograma para saque das contas inativas do FGTS

sáb, 4 de fevereiro de 2017 05:02

Da redação

Todo trabalhador que possui contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá efetuar o saque a partir de março. A iniciativa atende à Medida Provisória 763/2016, lançada pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB) em dezembro do ano passado. Para isso, basta consultar o extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31 de dezembro de 2015.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, as datas e locais para saque serão divulgados a partir da segunda quinzena de fevereiro. Antes, somente tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos, além disso, é importante ressaltar que não é possível sacar o dinheiro de empregos atuais.

O dinheiro deve estar disponível para os trabalhadores em março, conforme cronograma

O dinheiro deve estar disponível para os trabalhadores em março, conforme cronograma

 

Os pagamentos serão escalonados, entretanto, a Caixa Econômica ainda não determinou como a liberação será feita nos meses seguintes. Para fazer a consulta do FGTS, o trabalhador deve acessar o extrato no site da Caixa. É preciso ter em mãos o número de identificação social – PIS/Pasep e uma senha que é criada no momento do acesso, ou ainda pelo telefone 0800 726 0207. O saldo da conta também pode ser verificado na agência da Caixa e lotéricas, neste caso, é preciso apresentar o Cartão do Cidadão.

Conforme o Ministério do Trabalho existem 18,6 milhões de contas inativas onde estão depositados cerca de R$ 41 bilhões, sendo que a maioria possui saldo de menos de um salário mínimo. A liberação do FGTS visa beneficiar cerca de 10 milhões de brasileiros, além de movimentar a economia do país. Ao todo, R$ 30 bilhões devem entrar em circulação na economia brasileira com a medida, o equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto.

Sobre o calendário que foi divulgado recentemente via internet, principalmente pelas redes sociais e e-mails, a assessoria da Caixa afirmou que é falso e alertou que há “pessoas utilizando estas informações de grande interesse do público para aplicar golpes”.

Com o título “Cronograma para saque do FGTS disponível”, a mensagem traz informações sobre como o usuário deve proceder para sacar o valor. Diante disso, a assessoria ainda informou que foi solicitado que todas as postagens falsas sejam excluídas, para não confundir os beneficiários.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: