Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

CAGED mostra saldo positivo de empregos em Araguari, no mês de março

sáb, 30 de abril de 2022 08:04

Da Redação

CAGED aponta que Araguari teve saldo positivo na geração de emprego, em março.

No dia 28 de abril, o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apresentou o levantamento relativo ao mês de março de 2022, os dados apontam que a economia em Araguari fechou com saldo positivo referente ao mercado de trabalho. No município foram criadas 1722 vagas de emprego e no mesmo período houveram aproximadamente de 1170 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 552 empregos.
O setor da construção foi o que apresentou o pior resultado, sendo 92 admissões e 123 desligamentos, o que resultou em um saldo negativo de 31 empregos. O SINE Araguari explicou que nas últimas reuniões que tiveram com o comitê de monitoramento da LD Celulose, a empresa avisou sobre a desmobilização de vagas, por causa da finalização das obras. Esse fato contribui bastante para o saldo negativo no setor.
No comércio, 359 cidadãos foram admitidos, 320 pessoas foram desligadas, gerando o saldo de 39 novos empregos formais.
No setor da indústria, houve 317 admissões, 221 desligamentos, o que resultou em 96 novos empregos formais,
A agropecuária foi o setor com melhor resultado, comparado ao mês de fevereiro, são 422 admissões, 100 desligamentos, o que gerou o saldo de 322 novos empregos formais, algo bem distante dos 49 empregos a menos no mês anterior.
No setor de serviços, 532 pessoas foram admitidas, 406, foram desligadas, resultando em 126 novos empregos formais.
No Brasil, cerca de 1.953.071 cidadãos foram contratados e 1.816.882 pessoas foram desligadas. São 136.189 novos empregos no país. O número é menor do que os 153.431 empregos novos gerados em março de 2021.
Os dados apontam que o saldo positivo de geração de emprego foi registrado em quatro dos cinco setores de atividades econômicas. Sendo que 111.513 novos empregos, foram gerados no setor de serviços, distribuído especialmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
Na região sudeste houve a criação de 75.804 novos postos de emprego. Em Minas Gerais, 220.304 trabalhadores foram contratados em março de 2022, no mesmo período 192.852 pessoas foram desligadas de suas funções, o que gerou um saldo positivo de 27.452 empregos. De acordo com as informações do Ministério do Trabalho e Previdência, o estado teve o segundo melhor saldo em março, ficando atrás apenas de São Paulo, que alcançou, no mesmo período, a criação de 34.010 postos de trabalho.
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Araguari oferece diariamente diversas vagas de emprego, mas em grande parte delas é preciso ter uma qualificação específica e/ou experiência comprovada na Carteira de Trabalho.
A diretora do SINE de Araguari, Danielle Alves salientou que o SINE funciona como uma ponte entre as empresas e os trabalhadores, logo as exigências das vagas são definidas pelos empregadores, sendo que tudo está de acordo com os critérios do Ministério da Economia.
É bom lembrar, que algumas oportunidades são disponibilizadas para quem busca o primeiro emprego ou mesmo para quem não tem experiência e que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), através do SINE oferece, cerca 700 cursos gratuitos de qualificação, no formato à distância. Os trabalhadores podem acessar o catálogo de cursos, através do endereço: https://social.mg.gov.br/trabalho-e-emprego/educacao-profissional/catalogo-de-oportunidades-de-qualificacao-ead
Os interessados nas vagas disponibilizadas pelo SINE Araguari, ou os cidadãos precisam de informações sobre a Carteira de Trabalho Digital, podem se dirigir até a praça Getúlio Vargas, n° 65, com CTPS (para quem procura emprego e possui a carteira física), carteira de identidade e CPF. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: