CAGED: Araguari registra primeiro mês no ano com saldo negativo na geração de emprego
ter, 25 de setembro de 2018 05:31por Tatiana Oliveira
Dado vai à contramão do país, que criou 110,4 mil vagas com carteira assinada em agosto
Enquanto os jornais de todo o país estampam suas capas com um saldo positivo de geração de empregos, o mês de agosto trouxe consigo más notícias para Araguari: pelo primeiro mês do ano a cidade apresenta retração em geração de emprego com fechamento de -193 vagas de carteira assinada. Os dados foram publicados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na última sexta-feira, 21.

Fonte: MTE
Os desligamentos totalizaram 835 no mês passado, contra 642 contratações. Na microrregião de Uberlândia, a taxa de desemprego acompanha o apresentado na cidade, com saldo de -138 vagas. No país, o cenário é diferente, com a criação de 110,4 mil vagas de emprego.
Na cidade, o setor com o maior número de demissões foi o de “Agropecuária, Extração Vegetal e Caça e Pesca”, resultando em um saldo de 215 negativo. A maior parte (162) foi por término de contrato com prazo determinado. A ocupação com maior quantidade de desligamentos (-144) foi a de operador de colheitadeira, onde apenas duas não foram por fim de contrato.
Outros dois setores tiveram saldo negativo de emprego, o de “Extrativa Mineral” (-2) e “Comércio” (-1). O setor de “Serviços” teve um crescimento de 22 vagas e o de “Construção Civil” de três.
O número de contratações em relação a desligamentos foi nulo para a “Indústria de transformação”, “Serviços Industriais de utilidade pública” e “Administração pública”.
Em julho, conforme apurado pela Gazeta do Triângulo, houve um aumento no número de contratações formais em comparação com o de demissões, em âmbitos nacional, estadual e municipal. Em julho, as admissões (713) superaram os desligamentos (575), o que resulta em 138 novas vagas, cerca de 10% a mais.
Cenário do país
O Brasil criou 110.431 vagas com carteira assinada em agosto. O resultado é o melhor apresentado para o mês desde 2013. De janeiro até o mês passado, o país totalizou 568.551 vagas com carteira assinada. Caso a tendência seja mantida até o final do ano, o Brasil terá interrompido uma sequência de três anos de queda, quando foram perdidos mais de 2,88 milhões de empregos formais, entre 2015 e 2017.
Mesmo com o resultado positivo, o número é menor do que o antecipado pelo presidente Michel Temer (MDB) durante evento no Palácio do Planalto na manhã de sexta-feira, 21. Segundo ele, haviam sido abertas 117 mil vagas.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Prezada Tatiana,
Delicadíssimo para quem labuta sob REGIME CLT, e complicado demais, para quem se habilita como AUTÔNOMO.
EU, ANALISTA DE SISTEMAS, que trabalho com CTPS e mantenho uma Pessoa Jurídica INATIVA para usufruir desta prerrogativa, ainda mais agora, com as alterações na Legislação Trabalhista, terei que COMPROVAR perante a Secretaria de Fazenda Municipal, que não mantive MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA neste EXERCÍCIO FISCAL, ou seja, de 2013 a 2018.
FATO.
E ainda, que não mantive MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA no EXERCÍCIO FISCAL anterior, ou seja, de 2008 a 2013.
FATO.
No interstício, me EXECUTAM e PROTESTAM à minha revelia no TJMG ( eu e CENTENAS de Araguarinos ) em um valor ínfimo de ISS, em um único mês do ano de 2011, dentro do EXERCÍCIO FISCAL, e isso foi a Cartório.
VEJAMOS:
Se o Contribuinte “LEIGO” aqui, DECLAROU À RECEITA FEDERAL por mais de DOIS EXERCÍCIOS FISCAIS, 10 anos, EMPRESA INATIVA, e pagar o referido valor em Cartório, o que se sucederá ?!
– ISSO MESMO !!!
CONFISSÃO DE DÍVIDA, e de DECLARAÇÃO FALSA à Receita Federal.
E não é de hoje, que EU POSTO aqui no Grupo Observatório de Araguari, sobre um PROCESSO onde a Secretaria de Fazenda do Município de Araguari faz constar CENTENAS, CENTENAS de Cidadãos em um PROCESSO, AÇÃO DE EXECUÇÃO de IPTU e ISS…
Ainda bem que os Agentes Fiscais, Ilustres Servidores da Prefeitura Municipal de Araguari, sempre souberam como me localizar, mesmo aqui, em minha residência em Três Ranchos, Estado de Goiás, para quaisquer informações, solicitações e notificações que eventualmente se fizessem necessárias, em todos esses anos…
Correspondência com AR, contendo NOTIFICAÇÃO, recebida aqui, em minha RESIDÊNCIA, respondida, também com AR.
-x-
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.