Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

CAGED: Após quatro meses de saldo negativo, agropecuária respira e retoma crescimento em Araguari

qui, 28 de outubro de 2021 08:06

Da Redação

Agropecuária volta a contratar mais do que demite pela primeira vez desde maio.

De acordo com os dados mais atuais apresentados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a economia em Araguari teve bom fechamento no que diz respeito ao mercado de trabalho, uma vez que, na cidade, houve mais contratações do que demissões no mercado de trabalho, aferindo saldo positivo de 170, com 1.111 admissões e 941 demissões. Os números são referentes ao mês de setembro.

Em âmbito nacional, o país criou 313.902 postos de trabalho, resultado de 1.780.161 admissões e 1.466.259 desligamentos de empregados com carteira assinada. No acumulado de 2021, o saldo positivo é de 2.512.937 novos trabalhadores no mercado formal. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, que divulgou as Estatísticas Mensais do Emprego Formal.

O estoque de empregos formais no país (a quantidade total de vínculos celetistas ativos) chegou a 41.875.905, em setembro, o que indica uma variação de 0,76% em relação ao mês anterior (agosto).

No estado de Minas Gerais, foi divulgado o saldo positivo de 29.029, sendo a diferença entre as 186.711 admissões e os 157.682 desligamentos.

Em Araguari, o saldo de criação de empregos formais, mais uma vez, foi positivo. O município abriu 170 vagas de trabalho com carteira assinada na cidade, o que afere um bom fechamento para a economia local, superior ao resultado do mês anterior, agosto, que teve 106 empregos criados.

Considerando os índices de acordo com os grupamentos de atividade econômica no município, a agropecuária apresentou, após quatro meses consecutivos de saldo negativo, um fechamento positivo com 69 admissões e 30 desligamentos, resultando em saldo positivo de 39. O comércio, que vinha se arrastando para fora da crise, fechou saldo negativo com 4 empregos formais fechados durante setembro, sendo 283 contratações contra 287 demissões. Ainda, o setor de construção totalizou 108 admissões e 109 demissões, resultando fechamento negativo com menos um posto de trabalho. A indústria teve saldo negativo de -13, sendo 230 contratações e 243 desligamentos, sendo o setor com pior desempenho na cidade. Por último, a área de serviços alcançou, novamente, o melhor desempenho e segue alavancando a economia municipal, com a criação de 149 novos postos, sendo registradas 421 admissões contra 272 demissões. O setor já havia se destacado em agosto.

A agropecuária, que amargava uma onda de demissões há quatro meses consecutivos, durante o mês de setembro, o setor conseguiu respirar e, além dos serviços, foi o único com saldo positivo.

A coordenadora do SINE Araguari, Daniélle Alves, em diálogo com a reportagem, nesta quarta-feira, 27, atestou que há, atualmente, 115 vagas em aberto no órgão. São oportunidades de trabalho em empresas de Araguari, e algumas podem não exigir experiência.

Para os interessados nas vagas do SINE, ou para quem precisa de orientações a respeito da Carteira de Trabalho Digital, é preciso ir até o endereço: Praça Getúlio Vargas, n° 65, na cidade de Araguari, portando CTPS (para quem procura emprego e possui a carteira física), carteira de identidade e CPF. O horário de atendimento no órgão é das 8h às 17h, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: