Cafeicultora há mais de 20 anos, Evanete Peres é destaque na mídia nacional
ter, 25 de outubro de 2016 05:10Da Redação
A produtora vem de uma família que trabalha no ramo de produção de café há mais de 100 anos
A publicitária Evanete Peres, cafeicultura há mais de 20 anos, foi destaque nesse domingo, 23, no programa Globo Rural. A produtora faz parte da direção da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região (Coocacer) exercendo um papel de liderança no setor da agricultura.
De acordo com Evanete Peres, sua família trabalha no ramo de produção de café há mais de 100 anos. “Sou formada em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e também pós-graduada em Administração de Empresas. Nasci em uma família de cafeicultores. Meu pai sempre foi cafeicultor e nos sustentou e formou com o café”.

Evanete possui uma fazenda de 200 hectares, que produz cerca de 10 mil sacas por ano
Evanete era executiva em uma empresa multinacional da área de saúde, porém, após um assalto violento, deixou a cidade do Rio de Janeiro e mudou-se para o interior de Minas Gerais. “Meu pai quis que nos mudássemos para o cerrado mineiro e eu vim sem nenhuma intenção de trabalhar com café, mas meu pai me colocou para administrar uma fazenda e estou nesse ramo há 22 anos”.
Atualmente, Evanete possui uma fazenda de 200 hectares, que produz cerca de 10 mil sacas por ano. A produtora visita as lavouras e acompanha diariamente a colheita, processo de secagem e beneficiamento do café, trazendo para o campo a experiência que adquiriu na gestão de negócios, além de modernizar a administração da propriedade.
Uma das primeiras decisões da cafeicultora foi certificar a fazenda. A certificação é realizada por empresas internacionais que determinam normas de conduta, fiscalizam a propriedade e concedem selos comprovando para o mercado que o café produzido está de acordo com as normas. A certificação também trouxe ganhos na gestão da fazenda, pois exige o uso racional e controlado de insumos, agrotóxicos, adubo e até mesmo da água que irriga o cafezal. Atualmente, o sistema de irrigação da fazenda é feito através de gotejo.
Segundo a cafeicultora, a certificação gera entre US$ 4 e US$ 5 a mais por saca. Em sua fazenda, esse valor ganho a mais é revertido em benefícios para os funcionários. Atualmente, nove famílias moram na fazenda. “Desde que começamos esse programa reformamos duas casas por ano. O funcionário se sente valorizado. Para trabalhar bem, a pessoa tem que viver bem”.
A cafeicultura também cedeu uma área de mais de um hectare para a Associação de Cafeicultores de Araguari, onde foi implantado um banco de germoplasma, que possui 81 variedades de café. A equipe analisa como a semente se comporta na região, se tem boa produtividade, se suporta altas temperaturas. Dentre as espécies, 22 foram selecionadas e multiplicadas para teste de produtividade e qualidade.
A produtora também tem investido em novidades tecnológicas, como uma colhedora de chão que aspira grãos de café que caem do pé. “É difícil acompanhar as mudanças, mas tentemos, na medida do possível, adquirir novas máquinas e novos equipamentos. Tenho bons consultores agronômicos para que possamos tratar nossa lavoura como deve ser tratada e, dentro no melhor possível, em matéria tecnológica”.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Vi a matéria domingo no Globo Rural e a Sra. Evanete demonstra muita competência e empreendedorismo. Parabéns,
Acho que os políticos precisam se preparar como ela para ocupar seus cargos como representantes da sociedade.