Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

CAF Transportes inicia teste de bilhetagem eletrônica nos coletivos hoje

qui, 13 de julho de 2017 05:43

por Tatiana Oliveira

Experimento é para avaliar funcionamento do sistema

A empresa licitada para atender os usuários do transporte coletivo na cidade ativa hoje, 13, a bilhetagem eletrônica em três carros como teste. O sistema está instalado em todos os ônibus. “Na segunda-feira, 17, caso não sejam percebidos problemas, iremos ativar o sistema em todos os carros que estão rodando”, afirma o gerente geral da empresa Nelquezedeque de Laia.

A empresa está realizando o cadastro de pessoas com mais de 60 anos para agilizar e facilitar o embarque de idosos. “Nós estamos com 1.385 idosos cadastrados para o transporte gratuito”, afirma. A empresa estima que aproximadamente 4 mil idosos promovam o cadastramento para receber o cartão eletrônico.

Verificação atual da gratuidade do transporte para idosos forma filas

Verificação atual da gratuidade do transporte para idosos forma filas

 

Segundo o gerente geral, a forma que a verificação da gratuidade do transporte é realizada hoje causa transtornos. “Atualmente o idoso tem que passar pela roleta, o cobrador precisa anotar o nome dele, verificar a Carteira de Identidade e a idade. Isso provoca um acúmulo de passageiros em frente ao veículo”, explica. Com a bilhetagem eletrônica, o passageiro passa o cartão e a catraca o libera automaticamente.

Além dos idosos, o usuário convencional do transporte coletivo também pode adquirir o cartão eletrônico. “É uma vantagem para as empresas também, pois não será mais necessário emitir vale transporte e será mais fácil controlar a venda de passes”, ressalta Laia. O cadastramento está sendo feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e entre 13 e 17h, na garagem da empresa, localizada na rua Padre Anchieta, 53.

Para os demais passageiros, algumas vantagens também foram apontadas. O estudante Victor de Souza comemora a bilhetagem eletrônica. “Morei em outra cidade que usava o sistema; me sentia mais seguro. Com o cartão de embarque você não precisa levar dinheiro e as chances de ser assaltado são menores”. Segundo Laia, o cartão é magnético e o leitor consegue identificá-lo à distância. “O usuário nem precisa tirar o bilhete da carteira; basta aproximar a carteira da catraca e ele estará liberado”.

O gerente afirmou à reportagem da Gazeta do Triângulo que os ônibus ainda contarão com cobradores. “A aquisição do cartão não é obrigatória. O usuário que quiser pagar o bilhete em dinheiro dentro do ônibus ainda poderá fazer isso”. Ele ainda afirma que mesmo com a instalação da catraca eletrônica o valor da passagem não será alterado. O cartão é obtido gratuitamente e o usuário precisa recarregá-lo no escritório da empresa.

Ele conta que o bilhete eletrônico para os idosos será diferente do usuário convencional. “O idoso não precisa recarregar o bilhete, pois o transporte é gratuito. Como é necessária a identificação dele, o cartão vem com a foto do usuário”. Para os demais passageiros, o cartão magnético não apresenta foto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: