Cachoeiras em Araguari são objeto de estudo para criação de roteiro turístico
qui, 17 de junho de 2021 08:14Da Redação
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Fernandes, o gestor de turismo Yuri Borges e o presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, Diogo Machado, participaram de um encontro com os Sargentos Júlio César e Túlio Diniz, da 2ª Companhia de Bombeiros de Araguari, nesta semana.
Na reunião, foram tratados assuntos que visam desenvolver estudos sobre a criação de um roteiro turístico, contemplando as cachoeiras do município.
A iniciativa tem por objetivo criar condições de segurança e acesso às cachoeiras que compõem o cenário ambiental do município, por meio de um projeto turístico.
A iniciativa visa a conscientização dos turistas e frequentadores para o uso responsável dos recursos naturais, hídricos e ambientais, que é a proposta do chamado ecoturismo.
A ideia fomenta o turismo e, consequentemente, a economia araguarina, gerando bem-estar social e renda.
A prefeitura busca parceria e apoio técnico por meio da 2ª Companhia de Bombeiros Militar.
De acordo com Diogo Machado, presidente da FAEC, desde janeiro a equipe segue empenhada na elaboração de um plano turístico eficiente para Araguari. “Vamos divulgar todas as características desse plano em breve, só faltava analisarmos as questões de segurança e aspectos legais, como alvarás, licenciamentos ambientais, formas de dinamizar e acelerar os processos de empreendedores que queiram investir no ecoturismo”, afirmou Diogo em diálogo com a reportagem.
O ecoturismo é um dos pilares para o desenvolvimento turístico municipal e para a retomada do crescimento econômico, segundo Diogo Machado. “Temos, dentro do projeto de ecoturismo, o cachoeirismo e o ‘bora pra trilha’, que é outro programa voltado para os trilheiros, especialmente de motos e bicicletas. Queremos demarcar as trilhas e trabalhar nesse sentido no município”, pontuou.
O secretário destacou ainda que outros setores estão sendo avaliados, como o turismo de eventos e o histórico-cultural, este que passa pela FAEC e está diretamente ligado à construção da memória municipal, além do turismo gastronômico.
A partir de julho, já há a pretensão de divulgar e abrir chamadas públicas para participação de empreendedores e da comunidade nos programas turísticos.
“Nossa reunião com os bombeiros visou os aspectos de segurança, e requisitos mínimos que os projetos de cachoeirismo e trilhas precisarão apresentar ao município para liberação de seus alvarás. Isso é essencial, pois além do empreendimento, precisamos garantir a segurança das pessoas”, finalizou o presidente da FAEC, que destacou que visa uma informatização e desburocratização dessas etapas, o que é um compromisso do atual governo.
A secretária de Desenvolvimento, Karla Carvalho, também se mostrou entusiasmada com a iniciativa. “Vamos apresentar, provavelmente em julho, um projeto muito bacana em relação ao setor turístico de nossa cidade”, disse.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Se a agua for gelada to fora