Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Buscando promover cena artística regional, é lançada Revista Paralela

sáb, 6 de junho de 2015 06:56

por Talita Gonçalves

“Levar a cultura independente a quem mora ao lado, mas pouco sabe do potencial do vizinho. A partir dessa premissa, cada edição passa a ser um lugar onde a prioridade é mostrar a cena artística da região, livre de influências políticas ou econômicas.” Assim, os editores PJ Godoy e Amanda Borges apresentam ao público a primeira edição da Revista Paralela, que começou com o pé direito. No sábado passado, dia 30 de maio, o lançamento em Araguari foi de casa cheia no Salinas Cervejaria.

Cenário cultural alternativo da região ganha espaço na Revista Paralela, lançada em Araguari na semana passada

Cenário cultural alternativo da região ganha espaço na Revista Paralela, lançada em Araguari na semana passada

 

O conteúdo consiste em música, arte, exposições, entrevistas, curiosidades e iniciativas culturais diversas. A Revista Paralela começou no ano passado como um projeto para o curso de Jornalismo da Unitri. “Tínhamos que fazer o projeto de uma revista, mas ela era só virtual. Vimos que o material era legal e dava para colocar no papel,” contou PJ Godoy, que também é repórter da Gazeta do Triângulo.

Sem fins lucrativos, os envolvidos buscam patrocínio apenas para viabilizar a publicação, lançamento e demais atividades ligadas à divulgação. Para Amanda Borges, a repercussão tem sido um sinal verde. “Desde que entramos no Jornalismo, percebemos em comum esse ponto de vista de não seguir pelo convencional. PJ e eu sentíamos essa vontade de dar voz a quem não tinha. Vimos que realmente existe público e não estamos sozinhos,” ressaltou.

A identidade visual da revista ficou a cargo do grupo Folia dos Reis. O projeto gráfico foge do convencional com uma estética de fanzine, condizente com a proposta de arte independente, além de remeter também à Revista Trip. O trio de designers aposta em marcas próprias, como o uso de “x” – algo que eles próprios ressaltam na página da revista onde se apresentam, expressando “a ótica de três companheiros da pior estirpe”.

A segunda edição deve vir ainda neste ano e material para isso não falta. A estudante de Jornalismo contou que, com a Paralela em mãos, muitas bandas e artistas conheceram o projeto e demonstraram interesse em participar.

Na ocasião, os editores destacaram o apoio do Coletivo Cena Cerrado, o grupo de grafite uberlandense Família Real e o Jornal Brasa, que em breve será lançado em Araguari. “Em Uberlândia e Araguari há uma cena muito forte. O que fizemos foi apenas falar do que está acontecendo,” concluiu PJ Godoy.

Após o lançamento em Araguari, neste sábado, dia 6, a Revista Paralela será apresentada em Uberlândia na 3ª edição do Cena Cerrado Fest, realizada no Vinil Cultura Bar, a partir das 21h30.

1 Comentário

  1. glorinha disse:

    Amei receber e conhecer a revista paralela… moderna, irreverente e cheia de charme,,,,nada convencional, mas capaz de nos prender na sua diversidade cultural.. Parabéns aos criadores pela criação e que venha outras…..

Deixe seu comentário: