Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bristol Easy Hotel recebe alvará para funcionamento

ter, 10 de março de 2020 05:00

Da Redação

Na manhã desta segunda-feira, 9, a prefeitura por meio da secretaria de Obras autorizou o alvará de “Habite-se” para o funcionamento do Bristol Easy Hotel. A construção do empreendimento teve início em 2014 e a inauguração aconteceu em dezembro de 2019, entretanto, nas últimas semanas o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Araguari decidiu interpor uma medida administrativa e o impedimento temporário tanto do Alvará de “Habite-se” quanto do Alvará de Localização e Funcionamento do empreendimento.

Alvará para funcionamento do hotel foi assinado pelo secretário de Obras

Alvará para funcionamento do hotel foi assinado pelo secretário de Obras

Em entrevista, o secretário Expedito Castro Alves Júnior, informou que o empreendimento atende todos os critérios estipulados pelo Código de Obras e está dentro do projeto apresentado inicialmente pela construtora. “Liberei o prédio para funcionamento após analisarmos o projeto e a construção. A secretaria de Obras verificou que tudo está correto.”

Sobre a deliberação do Conselho quanto aos Estudos de Impacto a Vizinhança (EIV), o Estudo de Impacto Cultural (EPIC), bem como, as alterações no que diz respeito às medidas compensatórias e mitigadoras de Impacto Ambiental e, consequentemente, ao Patrimônio Cultural, o secretário ressaltou que desde a época em que foi iniciada a obra o próprio Conselho liberou a construção sem contrapartida e que não vê motivos para o impedimento dos alvarás e o embargo do funcionamento.

O impasse foi motivado após uma reunião do Conselho, que decidiu interpor a substituição da contrapartida da empresa empreendedora devido à impossibilidade de restauro de um bem inventariado localizado na travessa Sete de Setembro com rua Aurélio de Oliveira que veio a desabar durante a construção do Hotel. Assim, o embargo seria motivado pelos danos e prejuízos que teriam sido causados ao patrimônio cultural da cidade.

Desta forma, a “obra de restauro” deveria ser transformada em “valor pecuniário” – cinquenta mil Ufras, além do impedimento temporário do funcionamento do hotel. A situação também é questionada por populares que informaram em matéria divulgada na última semana, que a obra não contribuiu para o desabamento do imóvel e teria ocorrido por falta de cuidados da prefeitura e demais responsáveis pelo patrimônio da cidade.

A Bristol Easy Hotel é reconhecidamente uma das marcas mais fortes e atua por meio das parcerias entre os grupos Allia Hotels, Bristol Hotels, RRX Incorporações e RR Corporation. Com mais de 30 anos de história e empreendimentos localizados estrategicamente em importantes regiões do país, o objetivo de atuar em Araguari com a construção de 112 apartamentos é devido à carência da cidade em relação ao segmento de hotelaria. Segundo informações, os contatos com a rede partiram do então presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari – Sebastião Totó que, observando a necessidade neste setor, foi um dos parceiros para que Araguari fosse contemplada com o empreendimento. Posteriormente, o empresário Janfredo Nader, vendeu o terreno para a construção do Hotel e se tornou um dos donos do empreendimento.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Quando a casinha caiu, o hotel já tinha sido construido há muito tempo, pois ele ficou muito tempo fechado com os tapumes.
    Aquela casinha caiu porque os moradores de rua colocaram fogo lá dentro e como a construção é frágil não resistiu, me parece que o hotel não tem nada haver com isso.
    O Patrimônio histórico poderia fazer uma lista das coisas que foram restauradas em Araguari, porque eu só sei de uma casa no Rosário. Prédios da prefeitura eu não sei quem restaura. Quando tem dono particular então piorou.
    Essa familia Nader são ótimos empreendedores em Araguari.

  2. Juventude Araguarina disse:

    Parabéns pela essa grande conquista.
    E que venha o próximo Circo para trazer cultura para a população.
    ( DIREITOS RESERVADOS)

  3. Cezar disse:

    Pra começar falar em cultura, precisa limpar primeiro a cidade em todos os sentidos.

  4. Luiz Cláudio disse:

    Como disse o vereador na sessão da câmera este tal sr alexandro do Conselho autor de tantos investimentos em araguari tem alguma coisa contra empresários ou contra o progresso de araguari será que nem tem como tirar está criatura deste Conselho não ✌

Deixe seu comentário: