Quinta-feira, 26 de Março de 2026 Fazer o Login

Bosque John Kennedy é discutido em sessão ordinária da Câmara

qua, 9 de maio de 2018 05:20

por Carolina Rodrigues

Na manhã de ontem, dia 8, o secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Junior fez uso da tribuna em sessão ordinária da Câmara. O pronunciamento atendeu pedido do vereador Paulo Sérgio Oliveira do Vale (PV), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Na ocasião, o vereador propiciou o debate acerca da atual situação do Bosque John Kennedy. Ele questionou sobre o plano de manejo do local, como é feito o processo de supressão e plantio de árvores, além de citar as reclamações da população, entre elas a do artista plástico Júlio Monteiro, que milita ativamente em prol da revitalização do ambiente.

Secretário de Meio Ambiente discutiu o plano de manejo do bosque

Secretário de Meio Ambiente discutiu o plano de manejo do bosque

 

O secretário da pasta afirmou que é preciso fazer a atualização do plano de manejo, mas, atualmente, todas as ações tomadas no local são feitas a posteriori de um laudo ambiental. “O plano está vigente, mas precisa ser atualizado. Em relação a poda de árvores, toda supressão é precedida da vistoria de um biólogo da secretaria, depois é passado ao Codema (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente), para ser aprovado ou não”. Somente após a autorização técnica, a supressão é efetuada pelo Corpo de Bombeiros.

O vereador também questionou se as árvores cortadas são replantadas, ou se existe um plano futuro de replantação; “porque se não for replantado, algumas espécies podem deixar de existir, não tendo mais vida no futuro”. Como resposta obteve que depende da necessidade; em algumas ocasiões são replantadas, não necessariamente a mesma espécie.

Desta forma, em determinados casos acontece o replantio e em outros não, o que depende do laudo técnico. O secretário comentou que no viveiro municipal existem apenas algumas mudas da mesma espécie. “A maioria das mudas do viveiro é para arborização urbana, voltadas para doação conforme documentos, justamente para não concorrer com os viveiros. Então, não temos todas as espécies”.

Neste ponto, o secretário ressaltou que será aberto um processo licitatório público para arquiteto a fim de que seja feito um projeto de revitalização do bosque. “Vamos abrir um processo licitatório futuramente. No caso, vamos enviar ofício para o presidente da Câmara, para qualquer pedido que os vereadores possam ter na readequaçãoda lei”.

Posteriormente, Hamilton Tadeu de Lima Junior se justificou por não ter participado da audiência pública promovida pelo vereador em questão no mês passado; o que também foi alvo de discussão no decorrer da sessão parlamentar. “Não compareci devido ao caráter político, que estava muito acima da questão do meio ambiente”.

O vereador refutou que, de fato, a audiência tinha um teor político, porque “meio ambiente também é política”. Elefinalizou convidando o secretário para a próxima audiência, que será realizada no final do mês. “Defendemos a lei existente. Convido o secretário e a todos para a audiência que irá discutir o Dia do Meio Ambiente”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: