Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros lançam plano preventivo para o combate a incêndios

sáb, 30 de maio de 2020 09:04

Da Redação

A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Araguari, deu início ao Plano de Ações de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação. A ação é baseada no período de estiagem que acontece entre os meses de abril a setembro, época propícia para aumento de queimadas em perímetro urbano e rural, consequentemente, resultando em um maior número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Reunião com professor de climatologia da UFU resultará em novos estudos sobre o tema a âmbito municipal.

Reunião com professor de climatologia da UFU resultará em novos estudos sobre o tema a âmbito municipal.

Os seres humanos são os principais causadores de incêndios, sendo responsáveis por 99,2% dessas ações através da queimada de lixo; descarte indevido de tocos de cigarro ainda acesos; atos de vandalismo; fogos de artifício; brincadeiras infantis; queimadas praticadas pelo setor agrícola, entre outras atividades. Apenas os 0,8% restantes são provenientes de causas naturais como descargas elétricas de raios, por exemplo.

As queimadas são mais propícias na época de estiagem

As queimadas são mais propícias na época de estiagem

As queimadas também continuam sendo um fator ambiental que ocorre durante todo o ano. A época de estiagem as tornam mais propícias, uma vez que não há chuvas e as plantas ficam mais ressecadas, sendo necessária apenas uma faísca para dar início a um incêndio de grandes proporções, capaz de destruir vegetações e matar animais. Essas queimadas também podem atingir áreas produtivas como lavouras e pastagens, provocando prejuízos consideráveis.

Em entrevista à reportagem da Gazeta do Triângulo, o sargento Júlio César do Corpo de Bombeiros, informou que, a companhia já está com todas as ações preparadas para trabalhar nesta campanha, intensificando os métodos de conscientização da comunidade, especialmente no que se refere aos lotes vagos. Neste sentido a frase “Lote limpo, lote seguro”, se tornou um dos principais focos da campanha.

O militar também contou que os produtores e proprietários rurais serão instruídos para fazerem os aceiros nas respectivas propriedades, também no intuito de evitar os incêndios.

Também vamos orientar os produtores rurais, pessoas com propriedades na zona rural, para que façam os aceiros, que não provoquem queimadas porque pela simples questão de ser proibido. E aí vamos poder alcançar nosso objetivo. “Por isso que é muito importante nós reforçarmos isso todos os anos e também em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tentar manter as margens da rodovia limpas, e também incentivar o proprietário de terra a fazer a sua parte”, destacou o sargento.

Júlio César também explicou que, após a última chuva forte que atingiu a cidade, terá o prazo de 30 dias de capim com a consistência ainda verde. Após esse período, se inicia a desidratação da vegetação, deixando-a em condições propícias para pegar fogo. O bombeiro ainda informou que a companhia de Araguari já atendeu algumas ocorrências relativas ao período de estiagem.

Com o objetivo de abranger todas as medidas possíveis referentes ao tema, o sargento recebeu há algumas semanas, o professor de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo César, para firmar uma parceria de colaboração técnica entre o município e a instituição. Ele explicou que essa ação permitirá a realização de pesquisas variadas que proporcionarão novos indicadores que poderão auxiliar nas ações de combate e salvamento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: