Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Bombeiros atendem ocorrência de incêndio próximo a uma escola municipal

ter, 10 de abril de 2018 05:54

Da Redação

Período de seca tem início apenas em maio

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros atendeu, nessa segunda-feira, 9, a uma ocorrência de incêndio em um lote vago na rua Sacramento, bairro Jóquei Clube. Segundo informações dos militares, o período de secas ocorre entre os meses de maio e setembro, porém, as equipes têm registrado ocorrências de incêndio, principalmente em terrenos.

Bombeiros utilizaram abafadores para conter o incêndio

Bombeiros utilizaram abafadores para conter o incêndio

De acordo com o subtenente Lucenildo Batista Alves, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o terreno fica ao lado do Centro Educacional Municipal Maria de Fátima Oliveira Morais. “Estivemos em contato com a direção da escola e um dos funcionários afirmou que não houve necessidade de interromper as atividades e retirar as crianças do local, porém, a fumaça incomodou bastante”.

A equipe utilizou abafadores para conter as chamas, não sendo necessário o uso de água. “O fogo em pastagem se espalha muito rápido, então, quando chegamos ao local eliminamos o resto das chamas com os abafadores”.

A orientação é para que os moradores evitem esse tipo de conduta. “Ainda falta um mês para a chegada do período de seca, mas temos registrado situações nas quais os moradores fazem a roçagem em terrenos e ateiam fogo no capim seco. Esses incêndios contaminam o meio ambiente e incorrem em crime. Caso o autor seja localizado, é aplicada multa administrativa”.

Na sexta-feira, 6, os bombeiros também foram acionados para conter um incêndio em um imóvel localizado na rua Três, bairro Parque dos Verdes. A residência estava desabitada e era utilizada pelo proprietário como depósito de materiais recicláveis. Os militares extinguiram o incêndio utilizando técnicas de resfriamento e a residência foi totalmente atingida pelas chamas. Segundo informações dos militares, não foi possível calcular os prejuízos, pois os proprietários não se encontravam no local.

O subtenente afirma que em imóveis como esses, especialmente aqueles utilizados para acúmulo de materiais recicláveis, é necessário que o proprietário deixe espaço entre os lotes de produtos. “Quando há espaço entre os lotes, é mais fácil entrarmos para o combate do incêndio. Além disso, se houver esse espaçamento, o proprietário perde apenas o lote de produtos atingidos pelas chamas”.

Segundo o subtenente, os moradores devem ficar atentos ao período de seca. “Pedimos para que as pessoas tenham esse cuidado de não fazer a limpeza dos terrenos com fogo, mas coloquem os restos em uma caçamba ou levem para a destinação correta. Os incêndios em capim seco podem atingir outras residências e os danos serão ainda maiores”. Em casos de incêndios, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e permanecerem próximos ao local para auxiliar a localização.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: