Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Bolsa Família cortado indevidamente será pago para beneficiários

qui, 7 de janeiro de 2016 08:05

Da Redação

Ministério do Desenvolvimento Social foi responsável pela suspensões; 81 famílias em Araguari devem receber parcelas retroativas 

A secretaria do Trabalho e Ação Social comunica aos beneficiários do Programa Bolsa Família que estejam com os valores suspensos indevidamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) poderão recebê-lo. As quantias foram depositadas em dezembro de 2015. Em Araguari, cerca de 81 famílias irão receber as parcelas retroativas.

Beneficiários suspensos indevidamente do programa irão receber parcelas retroativas

Beneficiários suspensos indevidamente do programa irão receber parcelas retroativas

 

Os beneficiários serão chamados por telefone para irem a Caixa Econômica Federal e retirar o benefício. “Estamos entrando no sistema e realmente verificando quem se encontra nessa situação de suspensão indevida para não chamarmos alguém de forma equivocada. O saque poderá ser feito na data de pagamentos que está habituado,” explicou Luciana Borges, responsável pelo CAD Único.

Os critérios para retirada são: famílias com até seis parcelas devem passar o cartão uma vez e os pagamentos serão liberados. Famílias com mais de seis parcelas retroativas devem passar o cartão duas vezes.

O MDS não informou a causa da suspensão. De acordo com a diretora do CAD Único, a secretaria recebeu a informação de que a situação foi identificada e por isso as parcelas seriam liberadas.

Sobre a possibilidade de cortes ou mudanças no programa, ela afirma que não há orientações nesse sentido. “O papel do município é colher os dados e informar no sistema. Cortes e concessão de benefícios são autorizadas pelo governo federal,” explicou.

Atualmente no município 4800 famílias são contempladas pelo Bolsa Família. O benefício varia de acordo com a composição familiar. Segundo informações da secretaria, quando a renda per capta é de até 154 reais, o governo auxilia as famílias com 35 reais por criança e 42 reais por adolescente. Famílias em extrema pobreza, com renda per capta abaixo de 77 reais, recebem 70 reais para o grupo familiar.

Para receber o benefício, as famílias precisam cumprir contrapartidas do programa, como frequência das aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e jovens de 16 e 17 anos, manter em dia as vacinas dos filhos (o que inclui registro do peso e da altura de crianças de até 7 anos e a realização do pré-natal pelas beneficiárias gestantes).

1 Comentário

  1. Silvana Oliveira passos disse:

    Eu moro no espírito santo e tive o meu benefício do bolsa familia suspenso indevidamente eu consegui provar q meu filho nunca faltou aula já peguei a declaração com a frequência escolar dele costando q ele nunca faltou aula mas já faz 90 dias e até agora nada sem nenhuma resposta só tá no jogo de empurrar empurrar

Deixe seu comentário: