Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Boletim estadual aponta para aumento de notificações relacionadas à covid-19 em Araguari

sex, 8 de maio de 2020 11:45

Da Redação

Pelo menos 204 cidades mineiras registraram casos confirmados do novo coronavírus e 50 delas contabilizam mortes causadas pela doença. É o que mostra o novo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado nesta quinta-feira, 7. Araguari figura entre estas cidades, tendo registrado um óbito e quatro pacientes infectados pelo vírus. A secretaria municipal de Saúde informou ainda que estes estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

Quanto ao número de internações, quatro pessoas estão na UTI e cinco em enfermaria, aguardando o resultado dos exames laboratoriais. “Não temos paciente internado que tenha sido diagnosticado com coronavírus, apenas casos suspeitos. Mas pedimos prudência à população, pois, a síndrome respiratória é um problema sério que enfrentamos na cidade. Por mais que não tenhamos nenhum paciente internado com a doença, precisamos nos manter vigilantes neste período entre os meses de maio e junho devido à época de frio.”

 

- Secretaria de Saúde chama a atenção da população para a continuidade do isolamento social mesmo diante da sua flexibilização devido à reabertura de atividades comerciais

-Secretaria de Saúde chama a atenção da população para a continuidade do isolamento social mesmo diante da sua flexibilização devido à reabertura de atividades comerciais

O boletim estadual aponta ainda que no município há 729 notificações e 701 suspeitas. De acordo com o secretário de Saúde, não houve aumento significativo no número de casos suspeitos, óbitos, confirmações e internações que poderiam estar motivadas pelo retorno gradual do comércio que aconteceu há 15 dias. “Estamos tomando as medidas de segurança e pedimos que a população continue seguindo todas as recomendações do Comitê de Enfrentando à doença, para que não precisemos implantar as medidas mais restritivas.”

Na região, outras cidades têm registrado um aumento de casos da doença, como, por exemplo, Uberlândia que possui nove óbitos e 190 confirmações da doença, sendo a terceira da lista com maior número de óbitos, ficando atrás apenas de Juiz de Fora, segunda colocada, localizada na Zona da Mata; são 235 casos confirmados e nove óbitos. Belo Horizonte é o município com mais óbitos e pessoas infectadas. São 25 mortes e 890 infectados.

Nesta quinta-feira, o Estado chegou a 106 mortos e 2.770 casos confirmados do novo coronavírus. Há ainda 123 óbitos em investigação e 94.124 casos sendo investigados. Dos 106 óbitos confirmados, há nove óbitos a mais em relação ao boletim anterior. Os pacientes são dos seguintes municípios: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Extrema, Uberlândia, Toledo e Bueno Brandão. Todos tinham doenças prévias ou fatores de risco.

Além das mortes e casos confirmados as internações por síndrome respiratória aguda grave aumentaram 513% nas primeiras 18 semanas de 2019 se comparadas ao mesmo período de 2019 em Minas.  O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde também aponta que o país registrou 8.685 mortes provocadas pela covid-19 e 128.975 casos confirmados da doença em todo o país. Ainda segundo o órgão, todos os Estados têm óbitos provocados pela doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: