Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Blitz educativa conscientiza motoristas em relação à preservação ambiental

qui, 24 de setembro de 2015 08:00

por Stella Vieira

Foram distribuídas sementes de girassol e panfletos sobre o programa “S.O.S. Queimadas”

A secretaria de Educação, através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, juntamente com o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário promoveu, nessa quarta-feira, 23, uma blitz educativa em frente à praça dos Ferroviários.

Estudantes do 4º ano ensinam sobre preservação ambiental em blitz educativa

Estudantes do 4º ano ensinam sobre preservação ambiental em blitz educativa

 

O evento contou com a presença dos alunos do Centro Educacional Municipal (CEM) João Pedreiro e teve como objetivo informar o público externo. De acordo com a diretora do colégio, Simone Coelho da Costa Lima, foram escolhidos para participar da atividade os estudantes do 4º ano (9 e 10 anos). “Eles possuem conhecimentos ambientais e dominam bastante o assunto, então viemos colaborar trazendo também o programa Gira Sol, que é nosso parceiro nesse trabalho”.

A diretora comenta que é importante realizar atividades práticas com os estudantes. “Acredito que, quando o conhecimento é levado a campo, as crianças podem vivenciar aquilo que estão aprendendo e isso se torna prazeroso e significativo”.

Simone Lima comenta que, além de divertida, a atividade auxilia os alunos a romperem barreiras. “Eles estão gostando bastante. Um dos alunos estava com medo de falar, mas tivemos uma conversa e expliquei que esse era o momento para ele enfrentar a situação. Depois disso, ele decidiu tentar e conseguiu passar o conhecimento de forma tranquila”.

Segundo a diretora, o trabalho foi bem recebido pelos condutores. “O pessoal gostou bastante e eu fiquei encantada com a educação dos motoristas. Eles participaram da ação e receberam muito bem as orientações”.

A diretora afirma que o trabalho de educação ambiental é realizado na escola durante todo o ano letivo. “Escolhemos algumas datas específicas para enfatizar as atividades. Em setembro temos o Dia da Árvore e é também uma época em que estão ocorrendo muitas queimadas, então, aproximamos os dois assuntos e fechamos em um único projeto”.

Os estudantes abordaram aproximadamente 80 veículos durante o evento. Maria Clara de Melo, do 4º ano, conta que aprendeu bastante com a blitz educativa. “Falamos sobre a natureza e como evitar queimadas. Gostei muito de falar com as pessoas e entregar os panfletos. É muito divertido, porque assim estamos aprendendo também”.

Pedro Henrique Machado Cardoso, do 4º ano, também participou do evento e conta que estava com medo de errar. “Fiquei com medi de falar errado, mas quando comecei, perdi o medo e acertei tudo. Estou falando sobre preservar as árvores e evitar queimadas. Os motoristas gostaram muito e eu também”.

A “Semana Florestal” termina nessa quinta-feira, 24, com uma visita ao Parque da Mata do Desamparo, que acontece a partir das 10h, com a presença dos alunos do CEM Maria de Fátima Oliveira Moraes. Os estudantes poderão conhecer as dependências do quartel da Polícia Ambiental e assistir um vídeo com fotografias da Mata do Desamparo antes de se tornar uma área recuperada. Hoje, o parque possui nascentes, vida arbórea ativa e é abrigo para os animais.

O evento acontece em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros, 53º Batalhão de Polícia Militar, WM Meio Ambiente e Reflorestamento, secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana; Gabinete e Governo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: