Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Black Friday chega ao comércio de Araguari com muitas vantagens e descontos

ter, 23 de novembro de 2021 08:44

Da Redação

Na próxima sexta-feira, 26, acontece oficialmente uma das maiores datas comerciais anuais: a Black Friday. Durante esta semana, preços especiais devem estar sendo oferecidos pela classe comercial em Araguari, que busca evitar que o dinheiro gasto em compras fuja para municípios vizinhos ou mesmo para as lojas digitais, especialmente quando se trata de consumidores araguarinos.

Em Araguari, a data sempre é esperada com boas expectativas pelos lojistas e comerciantes do município, que apostam na ‘queima de estoque’ com descontos significativos, o que, geralmente, é um atrativo para a clientela. É importante ressaltar que, neste período, é uma oportunidade para a classe empresarial “respirar” após impactos negativos intensos causados pela pandemia de Covid-19.

Descontos são o atrativo principal para os consumidores.

 

Empresários ouvidos pela reportagem no início do mês de novembro afirmaram que as expectativas para a data eram as melhores. Nesta segunda-feira, 22, cerca de 20 dias depois, na semana da Black Friday, a Gazeta do Triângulo voltou a falar com os comerciantes araguarinos e questionou se houve alguma mudança nas perspectivas durante o período.

“Neste ano tudo está diferente, né? Começamos a Black Friday desde o dia 1º de novembro e, [principalmente nesta semana], temos certeza de que vai ‘bombar’”, diz Rodrigo Arantes, da Futuristic Games, empresa que também é muito forte no ambiente de compras online.

Também em diálogo com a reportagem, Marcelo Vilela, da empresa Binários, confirma que os valores promocionais da Black Friday estão sendo oferecidos. “Temos [descontos e promoções] sim”, afirma.

Além disso, as entidades que representam a classe empresarial e comercial na cidade também confirmaram as informações. “A expectativa é boa para a Black Friday. A impressão que temos é de que o comércio vai vender bastante, além de desconto real também”, pontuou Leonardo Daher, vice-presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araguari).

A boa perspectiva, em grande parte, deve-se ao fato de que no fim de ano há o pagamento do 13º salário dos funcionários somado ao desconto real nos preços dos produtos. Apesar disso, o comércio em Araguari, se quiser evitar a fuga dos consumidores para os municípios vizinhos, principalmente Uberlândia que possui ampla estrutura comercial, ou mesmo para as lojas online, devem buscar oferecer preços que tornem o cenário de vendas realmente competitivo, especialmente em produtos eletro eletrônicos, que são uma das principais escolhas dos clientes durante a Black Friday.

Em Araguari, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) realiza campanhas com foco em premiar consumidores que façam suas compras no comércio local, tanto no período de novembro quanto no período natalino, em dezembro.

O presidente da Acia, Carlos Vieira, acredita que os comerciantes que apostarem em boas promoções colherão os frutos. “A expectativa é boa, visto que a população aguarda por essas promoções; as empresas que investirem em preços promocionais provavelmente terão bons resultados”, ponderou.

 

CUIDADOS NAS COMPRAS

A promoções da Black Friday já foram iniciadas, e o Procon de Araguari alerta os consumidores para que pesquisem os preços e busquem seus direitos no ato da compra. O órgão recomenda que é importante verificar não apenas o anúncio, mas as condições de pagamento, os juros inseridos e as formas de parcelamentos. Conforme as condições oferecidas no parcelamento, o produto volta ao preço normal (valor anterior à promoção). Se o consumidor observar prática abusiva na relação de consumo, deve procurar o órgão.

Além disso, é preciso também ter atenção aos golpes nessa época, como a criação de páginas falsas que simulam promoções fraudulentas e perfis falsos em redes sociais. Atenção aos links enviados por e-mail e por WhatsApp.

No que diz respeito ao arrependimento da compra, o consumidor pode se arrepender em até 7 dias após uma compra realizada pela internet. “É importante que as pessoas estejam atentas para que não caiam em golpes, e também sobre seus direitos. Qualquer que seja a dúvida, procure o Procon, que é responsável em atuar na proteção do consumidor”, orientou a diretora do Procon de Araguari, Michelle Corsino.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: