Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Biblioteca Municipal não oferece serviço de internet

qui, 16 de fevereiro de 2017 05:09

por Talita Gonçalves

Sistema de empréstimo não é informatizado e estrutura necessita de reparos

Cerca de 50 pessoas frequentam diariamente a Biblioteca Professor Paulo de Oliveira, que tem um acervo de mais de 50 mil exemplares entre livros, revistas e gibis. Das 7 às 18h, recebe pessoas de todas as idades, sejam aqueles que ainda mantêm o hábito da leitura ou estudantes que desejam ingressar na universidade, passar em concursos públicos.

Apesar de contribuir diretamente para a promoção do saber e da cultura, a biblioteca atravessou gestões públicas sem oferecer ao usuários ponto de internet wi-fi e um sistema de empréstimo informatizado. Nesse sentido, depois de ouvir frequentadores do local, a vereadora Virgínia Alcântara (PTC) apresentou na sessão da Câmara de terça-feira, 14, um requerimento pedindo para que o governo providencie instalação de internet.

Falta de internet na biblioteca motivou requerimento da vereadora Virgínia Alcântara

Falta de internet na biblioteca motivou requerimento da vereadora Virgínia Alcântara

 

De acordo com um entrevistado que preferiu não se identificar, a falta do sistema informatizado para cadastrar os exemplares dificulta a localização. “Uma vez fiquei mais de meia hora procurando um livro. Quando estudava na UFU, dava para consultar o livro pela internet, anotar a numeração dele e achar bem rápido nas estantes, não tinha erro,” contou.

A estudante Carla de Souza, de 16 anos, acredita que a biblioteca deveria oferecer uma estrutura melhor. “A gente vem com o laptop e às vezes quer pesquisar algo, mas não tem internet. Acho isso um absurdo,” comenta.

A reportagem apurou ainda que o prédio necessita de alguns reparos e que o ar condicionado não funciona. Dessa forma, o ambiente em determinados horários do dia esquenta e incomoda não só os usuários como os funcionários.

O presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) Jean Laverdi, afirmou que o ar condicionado não pode ser instalado porque a rede elétrica não suporta. Ele comentou que começaram os trabalhos junto à Cemig para avaliar o custo dessa intervenção no sistema de energia.

O presidente disse também, que não recebeu o requerimento da vereadora, que ainda está dentro do prazo regimental. Ele declarou que a disponibilidade da internet estava incluída no projeto geral de digitalização do sistema, mas irá rever o planejamento. “É uma vergonha não ter uma internet numa biblioteca pública, mas estamos há poucos dias no governo; pretendemos dar andamento. Acredito que o wi-fi seja algo menos demorado para se fazer,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: