Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Batalhão Mauá realiza passagem de comando

qui, 15 de janeiro de 2015 00:25
O novo comandante, Guilherme Langaro Bernardes, assumiu o posto na última sexta-feira, 9. Em entrevista, o tenente coronel fala a respeito de sua trajetória militar e as perspectivas de trabalho em Araguari. Foto: Gazeta do Triângulo

O novo comandante, Guilherme Langaro Bernardes, assumiu o posto na última sexta-feira, 9. Em entrevista, o tenente coronel fala a respeito de sua trajetória militar e as perspectivas de trabalho em Araguari. Foto: Gazeta do Triângulo

Tenente coronel Guilherme Langaro Bernardes. Foto: Gazeta do Triângulo

Tenente coronel Guilherme Langaro Bernardes. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – O tenente coronel Guilherme Langaro Bernardes recebeu a passagem de comando na última sexta-feira, 9, pelas mãos do tenente coronel Ivan Alexandre Corrêa Silva, que ocupou o cargo por dois anos.

Oriundo do 1º Grupamento de Engenharia da Unidade Operacional do Nordeste em João Pessoa, Paraíba, o comandante Bernardes, casado com Alessandra Marques Moreira da Silva Moutinho Bernardes e pai de Mariana, falou com a reportagem sobre as suas expectativas diante o 11º Batalhão de Engenharia de Construção que atualmente conta com o efetivo de aproximadamente mil servidores militares e civis.

“Estou bastante otimista com a nova jornada, principalmente devido à hospitalidade do povo araguarino. Meu objetivo é dar continuidade ao trabalho feito pelo comandante Ivan”, destacou.

Nascido no dia 28 de novembro 1970, na cidade do Rio de Janeiro, o novo comandante incorporou ao Exército em 22 de fevereiro de 1988, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo.

Foi declarado aspirante a oficial em 28 novembro 1992, sendo classificado no 1º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado no Rio de Janeiro.

Conforme informações, cursou a ESAO (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) em 2000 e a ECEME (Escola de Comando e Estado Maior) em 2010, ambas sediadas no Rio de Janeiro.

O comandante também possui cursos em estabelecimentos educacionais civis, bacharelado em Direito e elaboração e gerenciamento de projetos.

Além do exercício das funções típicas de oficial subalterno e intermediário, no corpo de tropa, desempenhou as funções de instrutor dos cursos de engenharia da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), sediada em Cruz Alta – Rio Grande do Sul, e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), sediada no Rio de Janeiro.

Como oficial superior, foi designado para o comando da Companhia de Comando do 2º Grupamento de Engenharia, sediado em Manaus, Amazonas. E no posto de oficial de Estado-Maior, exerceu a chefia de seções do Estado-Maior, atuando, ainda, na supervisão e na logística das obras sob encargo do 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa, Paraíba.

Em seu currículo também consta a designação para exercer o comando da Companhia de Engenharia de Força de Paz Brasileira na missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti (MINUSTAH), no período de novembro de 2013 a junho de 2014.

Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico, Medalha Corpo de Tropa, Medalha Marechal Hermes e a Medalha das Nações Unidas. Possui ainda o distintivo de Comando Prateado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: