Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Batalhão Mauá: Formatura marca retorno dos soldados a Unidade Militar

qua, 30 de abril de 2014 00:19
Familiares e amigos recepcionaram os soldados do Batalhão Mauá. Foto:  Divulgação

Familiares e amigos recepcionaram os soldados
do Batalhão Mauá. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Em formatura realizada na manhã da última sexta-feira, 25, familiares e amigos recepcionaram os soldados do Batalhão Mauá que retornaram ao 11º Batalhão de Engenharia de Construção, após uma semana de intensos exercícios militares na região do Campo de Instrução Cidade do Rio Negro, (CICRIN).

Com o término do acampamento, foi encerrada a Fase de Instrução Individual Básica, conferindo o direito de usar a “Boina Verde Oliva” que simboliza a passagem deste período da vida castrense (disciplinada).

De acordo com informações, o ano de serviço militar é dividido em dois períodos: a Instrução Individual e o Adestramento.

O primeiro é a atividade fundamental, no processo de formação, que visa habilitar o indivíduo para o desempenho das funções correspondentes aos cargos militares, tornando-o capaz de ser integrado nos diversos agrupamentos que constituem a Organização Militar, dividida em duas fases.

A primeira, Instrução Individual Básica (IIB), tem por objetivo ambientar e habilitar o soldado para que possa iniciar a fase subsequente (Instrução Individual de Qualificação) e possa, também, ser empregado em operações militares para a garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Ao concluir esta fase o recruta é considerado Reservista de Segunda Categoria.

A segunda fase, denominada Instrução Individual de Qualificação (IIQ), tem por objetivo preparar o Cabo e o Soldado, habilitando-os a ocupar os cargos correspondentes às suas funções. O indivíduo, ao final desta fase, torna-se um Cabo ou Soldado.

O Adestramento é a atividade final da Instrução Militar na tropa e tem como objetivo o preparo das Frações, Subunidades, Unidades e Grandes Unidades, para que possam ser empregadas como instrumentos de combate.

1 Comentário

  1. luiz carlos garcia disse:

    Com olhos marejados de lagrimas, este velho guerreiro de selva, rememora tambem o retorno a este patio sagrado do SEGUNDO FERROVIARIO nesta mesma epoca, idos anos de 67, de uma magnifica missao da ligacao feroviaria P.rio/Brasilia, onde tivemos o orgulho de contribuir com o suor de nossos rostos (Gpt A 67).Ao ver esta Tropa formada, ufano me de a ela um dia ter pertencido.Parabens novos Guerreiros. Hurra. Selva…garcia

Deixe seu comentário: