Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Batalhão Mauá comemora 55 anos de sua chegada em Araguari

ter, 12 de maio de 2020 16:00

Com assessoria

 

Às 16h30 do dia 10 de maio de 1965 – há 55 anos, na Estação da Estrada de Ferro Goiás – atual Palácio dos Ferroviários – chegava à Araguari–MG , vindo de Rio Negro–PR, um comboio ferroviário com o primeiro contingente do 2o Batalhão Ferroviário, o Batalhão Mauá, sob o comando do Coronel Ênio dos Santos Pinheiro. O Batalhão havia sido transferido para a cidade com a responsabilidade de construir o trecho ferroviário Uberlândia – Araguari – Pires do Rio e realizar os trabalhos complementares de infraestrutura e superestrutura no trecho ferroviário Pires do Rio – Brasília.

Há 55 anos, o Batalhão havia sido transferido para Araguari, com a responsabilidade de construir o trecho ferroviário Uberlândia-Araguari-Pires do Rio.

Há 55 anos, o Batalhão havia sido transferido para Araguari, com a responsabilidade de construir o trecho ferroviário Uberlândia-Araguari-Pires do Rio.

A recebê-los, estavam o então prefeito de Araguari, Miguel Domingos de Oliveira e demais autoridades políticas, autoridades militares – representadas pelo Tiro de Guerra TG- 57, e autoridades eclesiásticas, bem como centenas de integrantes da sociedade araguarina. Após o desembarque, a tropa desfilou pelas principais ruas da cidade, acompanhada pelo som das bandas de música dos Colégios Regina Pacis e Professor Antônio Marques. O desfile encerrou-se na praça Manoel Bonito, seguindo a tropa para o Salão Paroquial da Igreja da Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, onde se encontrava instalada a Companhia de Comando e Serviço. Em reconhecimento à importância social, econômica, política e administrativa da fixação do Batalhão no município, o prefeito, em Decreto-Lei nº 12/65, decretou feriado municipal a partir das 15h daquele dia.

Nas palavras do então prefeito Miguel de Oliveira, “a história do Batalhão é hoje parte da nossa história. Ganhamos todos, a cidade e o País. […] Além de suas importantes tarefas, o Batalhão resgatou a importância econômica e financeira do Município, tornando-o conhecido nacionalmente e alvo de visita de delegações nacionais e de quantas estrangeiras!”

Antes de escolher a nova sede, o Batalhão inicialmente visitou quatro cidades: Uberlândia, Araguari, Pires do Rio e Ipameri. Nas palavras do Coronel Ayrton Pereira Tourinho “optamos por Araguari, boa cidade, bom clima, excelente água, contando com instalações ferroviárias e sediada próxima ao ponto inicial dos trabalhos. […] Venceu assim o prefeito Miguel, de Araguari, que ligou-se inteiramente ao Batalhão, tendo-nos visitado em Rio Negro.”

Aquele contingente desembarcado no dia 10 de maio de 1965 foi pioneiro do Batalhão Ferroviário que hoje, além de ser uma das mais tradicionais Unidades de Engenharia Militar do Exército Brasileiro, ainda sedia o Centro de Instrução de Engenharia, principal centro de especialização da engenharia militar brasileira e referência no cenário internacional, além de um Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva –  o NPOR/Mauá, de grande importância para a formação de jovens oficiais temporários da Arma de Engenharia.

O Batalhão Mauá muito se orgulha de fazer parte da vida de Araguari e se sente honrado por essa data especial em que comemora os 55 anos de sua chegada à cidade sorriso, carinhosamente chamada pelo Batalhão de “a Joia do Triângulo”.

Salve o nosso incontido e temerário, 2º Batalhão Ferroviário pelos 55 anos em Araguari!

Fonte: Livro Batalhão Mauá – Uma história de grandes feitos, autoria Capitão Edmar César

2 Comentários

  1. Antonio Carvalho de Souza Filho disse:

    Saudades demais da conta!
    Companheiros inestimáveis, comunidade inesquecível.
    Parabéns a todos.

  2. Iris Marques Garcia disse:

    Saudades da minha cidade Natal.Lembro me bem do Batalhão Mauá pois vivi em Araguari até os meus 15 anos de idade.Mudei pra Goiânia onde resido até então Parabéns pra vcs todos .Estudei no Colégio Estadual Antônio Marques.

Deixe seu comentário: