Bastidores do Esporte
sex, 13 de janeiro de 2017 05:34“Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco”. 2 Crônicas 20:17
FIM DA LOCOMOTIVA AZUL?
Tetracampeão da Primeira Divisão e bicampeão da Copa Araguari, o Mauá Esporte Clube, fundado em 1999, tornou-se uma das maiores forças do futebol local. Quando não ganhava o título, pelo menos estava na briga, lutando até o final. Tudo começou com a ideia do coronel Fábio, reunindo atletas militares com a camisa do Nacional, em 99, e uma grande participação na elite. A partir de 2000, com o nome Mauá, decidiu o Amadorão com o forte Expresso Araguari, em três partidas. Nessa semana, se confirmou o que todos temiam. O importante clube pediu seu afastamento das competições da LAF e se junta a América e Contenda, como gigantes que encantaram e fizeram história. O Amorim se licenciou no ano passado, mas retorna agora. Que assim seja com os demais, pois, sem eles, nosso futebol perde muito.
PERSONAGEM
Dia 16 está chegando. É hora de agradecer a Deus por mais um ano de vida do querido filho Guilherme Murilo, garoto de encher olhos, pela simplicidade, simpatia e dedicação em tudo que faz. Recebe o carinho do papai Luiz Muílla, do irmão Luiz Felipe, da mamãe Vanessa, das titias Durvalina e Abadia, dos demais familiares, colegas e amigos. Que o Pai Altíssimo guarde seus caminhos e realize seus sonhos. Parabéns, GUI!
TÚNEL DO TEMPO
A Copa Libertadores é o torneio de clubes mais tradicional e importante das Américas. Vários times do Brasil já participaram, porém, não foram muitos os atletas do país que defenderam times estrangeiros nesta competição.
O araguarino José Eurípedes Ferreira, nascido em 28 de março de 1944, teve o privilégio de disputar a Copa Libertadores da América em duas oportunidades, ambas na década de 70. “Disputar a Libertadores foi algo maravilhoso na minha carreira. Fiquei bastante honrado, pois na época eram poucos os jogadores brasileiros que defendiam clubes de fora do país”, contou.
Ferreira, como era popularmente conhecido, atuou como centroavante do modesto Valência, da Venezuela. Ele foi levado pelo então técnico da equipe Orlando Fantoni, que conheceu o araguarino ainda na época em que o mesmo atuava pelo América de Belo Horizonte. Fantoni treinava o Cruzeiro e se encantou com o poderio de Ferreira, um artilheiro nato.
Revelado pelo Araguari Atlético Clube, Ferreira disse que atuou três temporadas e meia pelo Valência, entre 72 e 75, jogando ao lado dos laterais Antônio Carlos e Vicente e dos pontas Zé Carlos Merla e Caneco. Chegou a ser campeão nacional. “A torcida venezuelana é muito calorosa. Ela sabe incentivar, mas também não poupa em vaias quando o time está mal”, relatou.
Na Copa Libertadores de 1973, Ferreira figurou entre os principais artilheiros, porém, o Valência acabou eliminado pelo Deportivo Cáli, da Colômbia. Ele relembrou que no primeiro jogo, em casa, o adversário chegou a fazer 1 a 0, mas, com dois gols do araguarino, o Valência virou o placar. Na volta, em Cáli, os colombianos aprontaram dentro e fora de campo, e acabaram levando a vaga.
Durante a sua carreira, Ferreira se destacava pelo excelente porte físico e pela facilidade em marcar gols, especialmente de cabeça. Contam os historiadores que a cabeceada do centroavante era comparada a um chute. “Acredito que tenha feito cerca de 800 gols, a maioria de cabeça”, afirmou.
O Valência, time que tem Ferreira em sua galeria de craques, entrou para a história da Copa Libertadores da América em 1970. No dia 15 de março, em Montevidéu, sofreu a maior goleada da competição ao perder por 11 a 2 para o Peñarol. “Pelo amor de Deus, quando isso aconteceu, eu ainda estava jogando no Brasil”, brincou o ex-jogador.
Além do Valência, Ferreira atuou pelo Araguari, Uberlândia, América Mineiro, Vila Nova de Goiânia, Ituiutabana, União Tijucana, Palmeirinha do Mato Grosso e Caldense. Ele encerrou a carreira no Verdão do Triângulo Mineiro.
Valência, a capital do estado de Carabobo, está situada a mais ou menos 150 km a oeste de Caracas. Ë uma cidade bastante industrial, progressista e que se sobressai entre as cidades venezuelanas pela amabilidade de sua gente e pela limpeza de suas ruas. Valência conta com numerosos parques e interessantes museus que refletem seu passado histórico.
GÊNIO DOS GRAMADOS
O terceiro gol de falta de Lionel Messi nas últimas três partidas deu ao argentino mais um recorde no Barcelona: ele é agora o jogador com mais gols no fundamento da história do clube ao lado do zagueiro holandês Ronald Koeman, Os dois agora têm os mesmos 26 gols, o que gerou parabéns de Koeman pelo Twitter. O atual treinador do Everton, porém, brincou com o argentino dizendo que ainda falta um para ele ser o recordista único.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o Athletic de Bilbao que classificou o Barcelona na Copa do Rei, Luís Enrique foi questionado sobre o novo feito de Messi e preferiu valorizar todos os aspectos de seu jogo. “Ele não me lembra ninguém, porque não há ninguém melhor que Messi. Não importa em qual fundamento apareça, se em uma falta ou uma jogada. Ao longo dos anos convenceu a todos não por sua capacidade goleadora, e sim por sua capacidade de interpretar o jogo: escolhe sempre a melhor opção e faz o melhor por seus companheiros”.
AGENDA
Copa São Paulo de Juniores, Terceira Fase, hoje, 13:
16h – Ceará x Internacional
16h – Bragantino x Cruzeiro
16h– Santos x Avaí
16h – Juventus – SP x Fluminense
16h – Juventude x Água Santa – SP
18h45 – Corinthians x Coritiba
21h – Flamengo x São Caetano
MELOU
Fábio de Deus foi anunciado nas redes sociais como um dos reforços do Flamante para a temporada de 2017. Depois que a foto do artilheiro do Amadorão saiu na Gazeta, o próprio clube disse que a aquisição ainda não era certa. Havia uma pendenga. Isso ocorre muito nesse período de transações. Porém, os clubes estão cansando de saber como funciona o processo.
BOLA CHEIA
Para o Fluminense Futebol Clube de Araguari, que completou mais um ano de vida no último dia 10 de janeiro, sendo um dos times mais importantes do estado de Minas Gerais.
BOLA MURCHA
Para o craque argentino Lionel Messi, que deixou de comparecer à cerimônia da FIFA, sabedor que, dessa vez, o troféu de melhor jogador do Mundo ficaria com Cristiano Ronaldo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora registra redução de roubos e crimes sex, 22 de novembro de 2024
- Coluna: Furando a Bolha (20/11) qui, 21 de novembro de 2024
- Montes Claros sediará Projeto SUS Escolha qui, 21 de novembro de 2024
- Legislativo promove terceira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 20 de novembro de 2024
- Operação Fronteira segue com mais apreensões de drogas na BR-050 qua, 20 de novembro de 2024
- Mulher morre após colisão frontal entre veículo e caminhão na AMG-1005, em Indianópolis qua, 20 de novembro de 2024
- Caratinga terá campus do IF Sudeste ter, 19 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (19/11) ter, 19 de novembro de 2024
- Maior planta do mundo de nióbio inaugurada em Araxá seg, 18 de novembro de 2024
- OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas seg, 18 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...