Bastidores do Esporte
sáb, 10 de novembro de 2018 05:29“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. Salmos 50:15
VOLTA TRIUNFAL
O Diário de Uberlândia trouxe ontem que o ano de 2019 deverá marcar o retorno ao futebol profissional de um dos clubes de maior tradição na vizinha cidade. O médico ortopedista Abelardo Penna confirmou, por intermédio de rede social, que está trabalhando em um projeto de reativação do XV de Novembro Esporte Clube, em parceria com o advogado Fernando Lima. Abelardo já é o presidente do clube e o mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2021.
Desde 2014, o XV estava sob a guarda do músico Fernando Pires, que não tem mais nenhuma ligação com a instituição. Atualmente, o outro lado do rio Araguari conta com o Uberlândia e o Atlético Portal, ambos no Módulo Dois do Campeonato Mineiro, uma divisão de acesso à elite.
O XV de Novembro foi fundado em 1956 e conquistou o tetracampeonato Amador da Liga Uberlandense de Futebol entre 1980 e 1983. Em 1982, quando era comandado por pessoas ligadas à Universidade Federal de Uberlândia, a equipe foi profissionalizada e disputou pela primeira vez o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, inclusive contando com atletas de Araguari, dentre os quais o goleiro Waltinho, os zagueiros Piaza e Ronaldo, o lateral Tim e o atacante Sérgio Branco.
Em 1984, o clube conseguiu o acesso para a elite estadual com a conquista do vice-campeonato. Disputou a Primeira Divisão em 1985 e 1986, mas com o rebaixamento no último ano o clube pediu licenciamento, retornando ao futebol amador em 1987. O time protagonizou quatro confrontos contra o Uberlândia Esporte Clube. Em 1985, a equipe bateu o Verdão por 2 a 1, e na segunda partida prevaleceu o empate em 1 a 1. Em 1986, ano do descenso, o UEC venceu o primeiro duelo por 2 a 0, e o segundo jogo por 1 a 0.
Abelardo Penna, que foi candidato a presidência do Uberlândia Esporte Clube em 2017, perdendo para Flávio Gomide por uma diferença mínima de três votos.
PRIVILÉGIO
Walter Henrique Andrade, popular Waltinho (o outro apelido nem pensar), foi o único atleta a defender os quatro principais times profissionais da região na década de 80. O araguarino foi goleiro, com sucesso, no Uberlândia Esporte, XV de Novembro, Fluminense Futebol Clube e Araguari Atlético Clube.
Atualmente, Waltinho comanda o Galo da Comarca, realizando ótimo trabalho no Estádio Vasconcelos Montes, com grande expectativa para o próximo ano.
HÁ 40 ANOS
No Campeonato Mineiro de 1978, o clássico Araguari e Fluminense terminou com 21 atletas expulsos, um recorde no futebol mineiro. O jogo no Estádio Sebastião César da Silva valeu pela divisão de acesso e terminou sem vencedor. Depois de uma briga generalizada, o juizão mandou todo mundo para a rua, exceção do atacante Rubão, do Galo. Quem tiver mais detalhes, pode nos enviar que estaremos publicando.
FORA DE CENA
O CRAC de Catalão garantiu neste ano o retorno à Primeira Divisão em Goiás, mas o clube da vizinha cidade não deve disputar o futebol profissional em 2019. Segunda a imprensa goiana, o Leão do Sul tem 11 milhões de dívidas e não conta com o apoio financeiro da prefeitura. A Jataiense, quinta colocada na Segundona, herdaria a vaga do CRAC, mas depende também dos cofres públicos para confirmar sua participação.
Segundo alegou a prefeitura de Catalão, em virtude de dívidas herdadas da gestão anterior, a Justiça proibiu que o Município fizesse repasses financeiros ao time.
TÚNEL DO TEMPO
Na década de 80 o Fluminense de Araguari fez um jogo amistoso contra o Milionários, equipe que reunia ex-jogadores consagrados do futebol nacional em exibições pelo país. Conseguimos essa foto do inesquecível Mané Garricha, ladeado por Fred e Alemão (de saudosa memória). Momento marcante para o nosso esporte.
DESPEDIDA
Neste sábado, às 15h30, em Uberaba, o Fluminense entra em campo pela última rodada da Copa Regional Sub-20 do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, diante do Vila Nova. O Tricolor araguarino não tem chances de classificação, enquanto o time da casa precisa de um simples empate para avançar às Semifinais. O técnico Zé Roberto confirmou que irá escalar um time totalmente diferente nesse compromisso, dando oportunidade aos atletas que não vinham atuando.
Além de Vila Nova x Fluminense, a rodada tem Nacional x Uberlândia, em Uberaba, e Patrocínio x Ubercity, em Patrocínio. O Verdão, campeão de 2017, precisa ganhar seu jogo e torcer pelo tropeço do Vila ou do Ubercity.
Na foto, o ótimo meio-campista Yago, um dos destaques do Fluminense na competição, em entrevista ao repórter Mizael Torontolo, da Rádio Vitoriosa AM.
PALPITÃO
Semana passada, no Amadorão, foram dois acertos da nossa coluna.
Terceira rodada da Segunda Fase do Amadorão 2018:
Palmeiras x União (coluna um)
Nacional x Novo Horizonte (coluna do meio)
Botafogo x Atlético (coluna do meio)
Flamante x Amanhece (coluna dois)
AGENDA
Domingo, 9h:
Cesac 3, Nacional x Novo Horizonte, arbitragem de Cléber Martins Cardoso
Cesac 4, Botafogo x Atlético, arbitragem de Cláudio Eduardo dos Santos
Vasconcelão, Flamante x Amanhece, arbitragem de José Vicente Gomes Naves
Arena Waldemar Inácio, Palmeiras x União, arbitragem de Flúvio Stevão de Oliveira
BOLA MURCHA
Para a possível saída do CRAC do Campeonato Goiano, após garantir no campo o seu retorno à elite.
BOLA CHEIA
Para o Botafogo Futebol Clube de Araguari, que ganhou em 2017 o Campeonato da Segunda Divisão, superando o Amorim, e agora está praticamente classificado para as Semifinais do Amadorão 2018.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (20/11) qui, 21 de novembro de 2024
- Montes Claros sediará Projeto SUS Escolha qui, 21 de novembro de 2024
- Legislativo promove terceira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 20 de novembro de 2024
- Operação Fronteira segue com mais apreensões de drogas na BR-050 qua, 20 de novembro de 2024
- Mulher morre após colisão frontal entre veículo e caminhão na AMG-1005, em Indianópolis qua, 20 de novembro de 2024
- Caratinga terá campus do IF Sudeste ter, 19 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (19/11) ter, 19 de novembro de 2024
- Maior planta do mundo de nióbio inaugurada em Araxá seg, 18 de novembro de 2024
- OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas seg, 18 de novembro de 2024
- Clima favorece safra mineira sáb, 16 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
O fluminense de Araguari, no final da década de 50 e início dos anos 6o, jogava com: Cleubert, Carreiroi e Dalcino: Macaquita, Paqulo Lopés e Tonhozinho: Zé Pequeno, Biscoito, Aires, Renato e Cavuzinho.
Bom dia.
QUE BOAS NOTICIAS.
Valtinho ex goleiro do XV DE NOVEMBRO, joguei com ele em 1982/1983.
Que bom saber que esse cara está bem.
felicidades a todos.