Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Bastidores do Esporte

sáb, 10 de novembro de 2018 05:29

Abertura-bastidores

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. Salmos 50:15

VOLTA TRIUNFAL

O Diário de Uberlândia trouxe ontem que o ano de 2019 deverá marcar o retorno ao futebol profissional de um dos clubes de maior tradição na vizinha cidade. O médico ortopedista Abelardo Penna confirmou, por intermédio de rede social, que está trabalhando em um projeto de reativação do XV de Novembro Esporte Clube, em parceria com o advogado Fernando Lima. Abelardo já é o presidente do clube e o mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2021.

Desde 2014, o XV estava sob a guarda do músico Fernando Pires, que não tem mais nenhuma ligação com a instituição. Atualmente, o outro lado do rio Araguari conta com o Uberlândia e o Atlético Portal, ambos no Módulo Dois do Campeonato Mineiro, uma divisão de acesso à elite.

O XV de Novembro foi fundado em 1956 e conquistou o tetracampeonato Amador da Liga Uberlandense de Futebol entre 1980 e 1983. Em 1982, quando era comandado por pessoas ligadas à Universidade Federal de Uberlândia, a equipe foi profissionalizada e disputou pela primeira vez o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, inclusive contando com atletas de Araguari, dentre os quais o goleiro Waltinho, os zagueiros Piaza e Ronaldo, o lateral Tim e o atacante Sérgio Branco.

Em 1984, o clube conseguiu o acesso para a elite estadual com a conquista do vice-campeonato. Disputou a Primeira Divisão em 1985 e 1986, mas com o rebaixamento no último ano o clube pediu licenciamento, retornando ao futebol amador em 1987. O time protagonizou quatro confrontos contra o Uberlândia Esporte Clube. Em 1985, a equipe bateu o Verdão por 2 a 1, e na segunda partida prevaleceu o empate em 1 a 1. Em 1986, ano do descenso, o UEC venceu o primeiro duelo por 2 a 0, e o segundo jogo por 1 a 0.

Abelardo Penna, que foi candidato a presidência do Uberlândia Esporte Clube em 2017, perdendo para Flávio Gomide por uma diferença mínima de três votos.

.

.

 

.

.

 

PRIVILÉGIO

Walter Henrique Andrade, popular Waltinho (o outro apelido nem pensar), foi o único atleta a defender os quatro principais times profissionais da região na década de 80. O araguarino foi goleiro, com sucesso, no Uberlândia Esporte, XV de Novembro, Fluminense Futebol Clube e Araguari Atlético Clube.

Atualmente, Waltinho comanda o Galo da Comarca, realizando ótimo trabalho no Estádio Vasconcelos Montes, com grande expectativa para o próximo ano.

.

.

 

HÁ 40 ANOS

No Campeonato Mineiro de 1978, o clássico Araguari e Fluminense terminou com 21 atletas expulsos, um recorde no futebol mineiro. O jogo no Estádio Sebastião César da Silva valeu pela divisão de acesso e terminou sem vencedor. Depois de uma briga generalizada, o juizão mandou todo mundo para a rua, exceção do atacante Rubão, do Galo. Quem tiver mais detalhes, pode nos enviar que estaremos publicando.

FORA DE CENA

O CRAC de Catalão garantiu neste ano o retorno à Primeira Divisão em Goiás, mas o clube da vizinha cidade não deve disputar o futebol profissional em 2019. Segunda a imprensa goiana, o Leão do Sul tem 11 milhões de dívidas e não conta com o apoio financeiro da prefeitura. A Jataiense, quinta colocada na Segundona, herdaria a vaga do CRAC, mas depende também dos cofres públicos para confirmar sua participação.

Segundo alegou a prefeitura de Catalão, em virtude de dívidas herdadas da gestão anterior, a Justiça proibiu que o Município fizesse repasses financeiros ao time.

MASCOTE LEÃO D0 SUL

MASCOTE LEÃO D0 SUL

 

TÚNEL DO TEMPO

Na década de 80 o Fluminense de Araguari fez um jogo amistoso contra o Milionários, equipe que reunia ex-jogadores consagrados do futebol nacional em exibições pelo país. Conseguimos essa foto do inesquecível Mané Garricha, ladeado por Fred e Alemão (de saudosa memória). Momento marcante para o nosso esporte.

.

.

 

DESPEDIDA

Neste sábado, às 15h30, em Uberaba, o Fluminense entra em campo pela última rodada da Copa Regional Sub-20 do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, diante do Vila Nova. O Tricolor araguarino não tem chances de classificação, enquanto o time da casa precisa de um simples empate para avançar às Semifinais. O técnico Zé Roberto confirmou que irá escalar um time totalmente diferente nesse compromisso, dando oportunidade aos atletas que não vinham atuando.

Além de Vila Nova x Fluminense, a rodada tem Nacional x Uberlândia, em Uberaba, e Patrocínio x Ubercity, em Patrocínio. O Verdão, campeão de 2017, precisa ganhar seu jogo e torcer pelo tropeço do Vila ou do Ubercity.

Na foto, o ótimo meio-campista Yago, um dos destaques do Fluminense na competição, em entrevista ao repórter Mizael Torontolo, da Rádio Vitoriosa AM.

.

.

 

PALPITÃO

Semana passada, no Amadorão, foram dois acertos da nossa coluna.

Terceira rodada da Segunda Fase do Amadorão 2018:

Palmeiras x União (coluna um)

Nacional x Novo Horizonte (coluna do meio)

Botafogo x Atlético (coluna do meio)

Flamante x Amanhece (coluna dois)

AGENDA

Domingo, 9h:

Cesac 3, Nacional x Novo Horizonte, arbitragem de Cléber Martins Cardoso

Cesac 4, Botafogo x Atlético, arbitragem de Cláudio Eduardo dos Santos

Vasconcelão, Flamante x Amanhece, arbitragem de José Vicente Gomes Naves

Arena Waldemar Inácio, Palmeiras x União, arbitragem de Flúvio Stevão de Oliveira

BOLA MURCHA

Para a possível saída do CRAC do Campeonato Goiano, após garantir no campo o seu retorno à elite.

BOLA CHEIA

Para o Botafogo Futebol Clube de Araguari, que ganhou em 2017 o Campeonato da Segunda Divisão, superando o Amorim, e agora está praticamente classificado para as Semifinais do Amadorão 2018.

2 Comentários

  1. Romildo Alves da Sulva disse:

    O fluminense de Araguari, no final da década de 50 e início dos anos 6o, jogava com: Cleubert, Carreiroi e Dalcino: Macaquita, Paqulo Lopés e Tonhozinho: Zé Pequeno, Biscoito, Aires, Renato e Cavuzinho.

  2. WILTAMAR ALCANTARA disse:

    Bom dia.
    QUE BOAS NOTICIAS.
    Valtinho ex goleiro do XV DE NOVEMBRO, joguei com ele em 1982/1983.
    Que bom saber que esse cara está bem.
    felicidades a todos.

Deixe seu comentário: